Gostaria de conhecer as tendências pedagógicas para 2019 e fornecer o melhor ensino possível aos seus alunos neste ano que está começando? Então confira este artigo!
Muitas vezes, seguimos algumas tendências sem ao menos perceber. Afinal, elas estão em todo os lugares: na alimentação, na cultura e até mesmo no modo de nos vestirmos para o dia a dia. Por isso, nada mais natural do que existirem também tendências pedagógicas que mostram o caminho que deve ser percorrido pelos educadores, certo?
As tendências da educação demonstram um certo padrão em fatores que devem ser mantidos ou alterados em busca de um ensino mais democrático, inclusivo e com muito mais qualidade. Por isso, os professores e gestores de instituições de ensino devem estar sempre antenados nas novidades da área para não ficarem para trás.
Gostaria de conhecer as tendências da educação para 2019 e fornecer o melhor ensino possível aos seus alunos neste ano que está começando? Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das principais para que você fique por dentro do assunto. Boa leitura!
1. Educação online
A internet pode, atualmente, ser vista em todos os lugares e, por conta disso, o uso dessa ferramenta pelos jovens se inicia cada dia mais precocemente. É possível ver crianças que dominam quase completamente a sua utilização.
Tendo isso em mente e visando unir o útil ao agradável, uma das principais tendências pedagógicas é justamente permitir o uso da internet na educação e investir no letramento digital — uma espécie de alfabetização na web. Isso minimiza os riscos aos quais as crianças estão constantemente expostas online e faz com que elas aprendam novos usos para a ferramenta.
Utilizar plataformas online como um meio de complementação dos estudos é uma maneira de engajar os alunos e torná-los mais propensos a se interessar pelos conteúdos vistos em classe, além de trabalhar a autonomia e organização de tempo de cada um deles.
2. Ensino personalizado
Em uma sala com dezenas de pessoas, é praticamente impossível encontrar duas que pensem e funcionem da mesma maneira. A pluralidade de indivíduos não é, infelizmente, muito respeitada no método tradicional de ensino, que se encontra um pouco engessado e não abrange todos os estudantes da mesma maneira.
Por isso, é necessário encontrar maneiras de contornar esse problema e fazer com que todos os alunos aprendam o conteúdo que é passado em classe, ainda que de maneiras diferentes.
Nesse contexto entra o ensino personalizado, que visa identificar as características de cada estudante e destinar um tempo para criar alternativas para que cada um deles desenvolva o seu potencial e adquira o conhecimento necessário, sem ficar para trás.
3. Utilização da tecnologia no ensino
Além da internet, outras formas de tecnologia podem ser incluídas na educação. Essa tendência vem sendo seguida em várias áreas (saúde, alimentação e recursos humanos, por exemplo) e chegou para ficar no âmbito do ensino.
Fazer o uso de novidades tecnológicas no ambiente escolar é muito benéfico para a vida acadêmica das crianças e também para o seu desenvolvimento futuro, no mercado de trabalho.
Afinal, mexer com a tecnologia desenvolve áreas como a criatividade, o raciocínio lógico e a coordenação motora, além de ensinar as crianças e adolescentes a lidarem com ferramentas fundamentais para a conquista das melhores vagas no futuro.
4. Ensino humanizado
A humanização da saúde é um conceito iniciado após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os horrores e atrocidades cometidos pelos médicos e profissionais nazistas vieram à tona para todo o planeta. Em seu encalço, surgiu a humanização na educação, que tem como objetivo atender às demandas dos estudantes de maneira humana, digna e com respeito.
Se até pouco tempo atrás a classe era vista como um organismo único e com caminhos únicos que deviam ser seguidos na educação, hoje em dia é possível olhar para uma sala de aula identificando os diferentes estudantes que nela se encontram, conhecendo suas particularidades, quais são os seus pontos fortes e também as fraquezas, que devem ser trabalhadas.
A humanização também é uma tendência que tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades psicossociais, como a empatia, a comunicação e a criatividade. Juntas, todas essas características contribuem para que os cidadãos ali formados sejam mais justos e íntegros e, portanto, mais aptos a conviver em sociedade.
5. Multidisciplinaridade
Outra tendência pedagógica que promete alavancar o ensino em 2019 é a multidisciplinaridade. Essa metodologia é voltada para a exploração simultânea de diversas habilidades dos estudantes, seja por meio do uso de tecnologia ou pela preparação de aulas diferenciadas.
Dois bons exemplos de métodos que sintetizam esse conceito são o STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e o STEAM (que conta com a adição das artes). Ambos focam em aulas voltadas para o ensino multidisciplinar e à resolução de problemas.
Aqui, o professor atua como um guia, abandonando o seu posto em frente à sala e ajudando os alunos a desenvolverem suas habilidades de outras maneiras. É uma boa forma de estimular o trabalho em equipe e muitas outras competências importantes enquanto se aprende o conteúdo regular.
6. Autonomia aos alunos
Por fim, uma tendência pedagógica que está crescendo muito e crescerá mais em 2019 é o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. De certo modo, esse conceito conversa muito com o ensino STEM, que permite que os alunos desenvolvam o seu pensamento crítico e resolvam problemas ‘’sozinhos’’ utilizando os conteúdos abordados em sala.
Aqui, mais uma vez, o professor adota uma postura um tanto quanto diferente da que estamos habituados. Ele apresenta o conteúdo e auxilia os seus alunos de maneira dinâmica, respondendo perguntas que são ouvidas por toda a classe enquanto aprendem na prática o que foi explicado.
De certa forma, essa tendência dialoga com o que é esperado dos profissionais no século XXI: pessoas independentes e pensantes, que conseguem se posicionar e ao mesmo tempo ouvir, além de estarem cheias de empatia e aptas a construir, juntas, uma sociedade muito mais justa.
Como podemos ver, há muitas tendências pedagógicas diferentes para se espelhar e, sem maiores problemas, introduzir no dia a dia de sua sala de aula. Sem precisar se aproximar de vertentes muito específicas, é possível flertar com o que há de melhor em cada uma delas e criar um estilo de ensino muito mais inclusivo e humanizado para que os seus alunos desenvolvam todo o potencial que têm!
Para saber mais sobre as particularidades da educação, que tal conhecer a importância da educação básica para o Enem? Assim, você saberá exatamente as razões pelas quais deve investir no direcionamento correto de sua classe desde o início do processo de ensino!