Evasão escolar na escola pública: causas e soluções

A evasão escolar é um problema social comum no Brasil e atinge, especialmente, alunos de escolas públicas. Neste artigo, mostramos as principais causas da evasão escolar e apontamos algumas possíveis soluções para o problema. Continue a leitura!

A evasão escolar acontece quando um aluno abandona a escola, durante o ano letivo, apesar de estar devidamente matriculado. Isso configura um problema social comum no Brasil e atinge, especialmente, alunos de escolas públicas.

Os motivos pelos quais esses estudantes param de frequentar a escola são variados. Muitos precisam trabalhar, outros têm dificuldade com o transporte e há ainda aqueles que não se adaptam ao ambiente educacional por problemas de autoestima, falta de infraestrutura ou didática inepta escolar.

Neste artigo, mostramos as principais causas da evasão escolar e apontamos algumas possíveis soluções para o problema. Continue a leitura!

Quais as principais causas da evasão escolar?

As razões para a evasão podem variar de acordo com o nível de ensino. É comum, por exemplo, no Ensino Fundamental, alunos desistirem dos estudos por dificuldades com o transporte público ou pela falta de acesso à escola; ou, no Ensino Médio, muitos ingressarem no mercado de trabalho e abandonarem a escola por não conseguirem conciliar as atividades. Confira também outras explicações para esse problema:

Falta de interesse

A falta de interesse dos estudantes pela escola é uma causa recorrente da evasão. O conteúdo denso e a falta de contextualização não colaboram para que os jovens se sintam atraídos em aprender. Além disso, o modelo tradicional de ensino – imposto de cima para baixo – já não se mostra eficaz em despertar o entusiasmo dos alunos.

Baixa valorização do ensino

O motivo do abandono pode estar dentro da própria escola. A estrutura precária, como a ausência de mobiliário e material didático básico adequados e até mesmo a falta de merenda, somados à deficiência na didática de professores e gestores em relação às necessidades dos alunos são alguns fatores que contribuem para isso.

Outra justificativa relevante é o baixo investimento em tecnologia. Vivemos na era da informação instantânea, no entanto, a maioria das escolas públicas não acompanha essa evolução.

Distância da moradia até a escola

A deficiência no transporte também contribui fortemente para a evasão escolar. Fatores como atraso ou carência de ônibus, por exemplo, muitas vezes são determinantes da desistência dos alunos.

Baixa autoestima

Problemas de autoestima também são causas comuns de evasão escolar. Estudantes que apresentam essa característica têm dificuldade em estabelecer relações pessoais e profissionais. Esse isolamento, muitas vezes, impede a integração deles ao ambiente social e acaba incentivando-os a afastarem-se dos estudos.

Dificuldades financeiras

Começar a trabalhar ainda em idade escolar não é novidade para quem frequenta o ensino público. Alguns jovens inserem-se no mercado de trabalho precocemente, seja pela necessidade de colaborar com a família, seja por opção com o objetivo de tornarem-se independentes financeiramente.

Nesse caso, o incentivo ao consumo, por meio de propagandas, por exemplo, pode influenciá-los, já que muitos decidem priorizar o trabalho em função do poder de compra de determinados produtos. Tal pensamento pode ser bastante prejudicial.

Como solucionar o problema?

Para diminuir a incidência de casos de evasão escolar é preciso reavaliar a função dos gestores e professores no que diz respeito à melhoria do ensino. Além disso, é necessário envolver toda a comunidade, incluindo os alunos, os familiares e a equipe da escola, para identificar e evitar situações que levem ao abandono dos estudos.

Outras atitudes relevantes são:

  • identificar as falhas da escola e planejar estratégias para lidar com elas;
  • avaliar o projeto pedagógico e buscar formas de inová-lo;
  • analisar a possibilidade de criar benefícios sociais para os alunos, como projetos culturais ou esportivos;
  • encontrar meios de reforçar a estrutura física da escola.

Solucionar a questão da evasão escolar em escolas públicas é um grande desafio. Afinal, as questões orçamentárias da instituição e a conjuntura social da maioria dos alunos não são ideais. Cabe aos educadores (gestão e docentes) estimularem o diálogo e buscarem soluções que estejam ao alcance dessa realidade.

Agora, queremos ouvir a sua opinião: quais as principais causas de evasão na sua escola e qual solução poderia ser aplicada? Conte nos comentários!

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Por Deiver Greboggy – Psicólogo, Pedagogo e Consultor Pedagógico Gênios Educacional Tempo estimado de leitura: 8 min. Este artigo é para as famílias preocupadas com o desenvolvimento dos filhos por causa da falta de autonomia e responsabilidade nas crianças. Vamos entender o significado de autonomia e responsabilidade? Autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas […]

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!