4 estratégias para desenvolver a sua motivação no trabalho

Desenvolver a automotivação é essencial para desempenhar um trabalho de qualidade. Confira como!

A motivação é um fator primordial para trabalhar com mais eficiência. Entretanto, em uma carreira como a docência, é comum lidar com grandes desafios e obstáculos, o que pode desmotivar o profissional em alguns momentos.

Nesse sentido, a automotivação é uma habilidade essencial para a execução e a manutenção de um trabalho de qualidade. Muitas vezes não podemos esperar que a nossa motivação parta de alguém, por isso precisamos ser os autores dessa sensação e não nos deixarmos levar pelas circunstâncias adversas.

Quer saber como manter a motivação no trabalho? Confira as 4 estratégias neste post!

1. Estabeleça metas realistas

A desmotivação, às vezes, pode ocorrer por não sabermos aonde queremos chegar. Você consegue visualizar, claramente, o motivo pelo qual tem feito o que faz diariamente? Sabe o que quer alcançar com todo seu esforço no trabalho?

Estabelecer objetivos é uma forma de se automotivar, pois a nossa motivação tende a aumentar quando alcançamos as metas que definimos para nós mesmos. Portanto, pare um instante e questione-se sobre suas atitudes profissionais. Conheça-se melhor.

Contudo, tenha em mente que suas metas devem ser realistas, isto é, elas não podem ir além da sua capacidade. Quando superestimamos nossas forças, corremos o risco de nos sentirmos frustrados e desmotivados por não atingirmos aquilo que tão ansiosamente acreditamos ser capazes.

2. Altere o foco do seu pensamento

Há pessoas que sempre cultivam pensamentos pessimistas, preocupadas com o que os outros acham, supondo coisas e sentindo-se inferiores. Acontece, porém, que a desmotivação pode ser resultado desse tipo de atitude.

Você também é assim? Suas atitudes são motivadas pelo que os outros esperam de você e não por suas próprias necessidades e preferências? Então, está na hora de tirar o foco das impressões alheias e concentrar-se em como você se sente em relação a tudo.

Claro que para fazer um bom trabalho é preciso considerar as pessoas que estão a sua volta, especialmente quando existe uma sala de aula cheia de alunos. Porém, não permita que isso minimize sua motivação — foque nos desafios que são interessantes para você.

3. Faça novas escolhas para se motivar

Às vezes, uma pequena mudança pode ser tudo o que precisamos para manter a motivação no trabalho. É normal sentir segurança naquilo que fazemos todos os dias, mas sair da zona de conforto e experimentar o desconhecido pode trazer o ânimo que faltava.

Fazer algo novo pode gerar estranheza, insegurança e até medo, no começo, mas se você não tentar, como saberá se dá certo ou não? Existem professores que passam anos capacitando-se para dar aulas em grandes universidades, mas que se sentem bem lecionando para o ensino básico e vice-versa. Portanto, faça novas escolhas e experimente outras possibilidades sempre que necessário.

4. Não tenha medo de errar

Viver novas experiências envolve correr riscos e, eventualmente, errar. Bons resultados são obtidos por meio de planejamento e execução, porém é totalmente saudável falhar algumas vezes. Inclusive, os erros podem ser entendidos como oportunidades de aprendizado, pois assim encontramos formas de realizar o nosso trabalho de um jeito melhor.

Sendo assim, esteja aberto para aceitar e aprender com seus erros. Punir-se ou lamentar-se por algo que não deu certo, em vez de reajustar o que você tem feito, pode contribuir com a desmotivação. Estude pontos de melhoria sem se crucificar — aliás, aprender algo novo é um elemento importante para a automotivação.

Agora você já sabe como manter a motivação no trabalho! Lembre-se de buscar o autoconhecimento e de ser positivo. Assim, não dará forças para fatores externos aniquilarem seu ânimo no campo profissional.

O que mais você faz para se automotivar? Deixe um comentário!

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Por Deiver Greboggy – Psicólogo, Pedagogo e Consultor Pedagógico Gênios Educacional Tempo estimado de leitura: 8 min. Este artigo é para as famílias preocupadas com o desenvolvimento dos filhos por causa da falta de autonomia e responsabilidade nas crianças. Vamos entender o significado de autonomia e responsabilidade? Autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas […]

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!