Por meio dos livros sobre educação, é possível adquirir novos conhecimentos e reciclar conceitos que há muito tempo foram esquecidos. Confira algumas dicas de leitura.
As pessoas que trabalham e lidam diariamente com o ensino não podem, em hipótese alguma, parar de estudar. A atualização constante é fundamental para que exista sempre um avanço nos parâmetros e padrões de qualidade educacionais. Por isso, a leitura de livros sobre educação é sempre recomendada para esses profissionais.
Por meio dos livros sobre educação, é possível adquirir novos conhecimentos e reciclar conceitos que há muito tempo foram esquecidos. Além disso, é assim que entramos em contato com novidades, tendências e outros pensamentos, o que é uma excelente forma de expandir a mente e inovar no ensino ofertado nas salas de aula.
Pensando nisso, preparamos uma lista com títulos imperdíveis sobre a educação para que você, educador, fique informado sobre metodologias e pensamentos interessantes acerca desse tema. Boa leitura!
1. As cem linguagens da criança (vários autores)
Nessa obra, autores como Carolyn Edwards, Leila Gandini e George Forman abordam os principais aspectos que tornaram a região de Reggio Emilia, na Itália, uma referência em educação infantil.
O livro trata de muitos outros fatores, além das cem linguagens da criança, mencionadas no título. Ele também aborda a mudança na relação com os pais e responsáveis, além da inserção de políticas mais abrangentes, e como isso foi capaz de alterar as estruturas educacionais do local. Vale muito a pena a leitura!
2. A prática educativa — como ensinar (Antoni Zabala)
Antoni Zabala é um educador responsável por mudanças significativas no modelo educacional da Espanha, seu país de origem. Em seu livro “A prática educativa”, ele aborda fatores que julga importantes para mudar o modo como vemos os alunos e a sua absorção de conhecimento.
Ele, por exemplo, defende alterações nos modelos de livros didáticos e acredita que a escola precisa estabelecer metas precisas quanto às capacidades que julga imprescindíveis para seus alunos. Por isso, tem uma abordagem muito mais abrangente do que muitos autores.
3. Quem ama, educa (Içami Tiba)
Içami Tiba foi um médico psiquiatra paulista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e que se tornou referência nos aspectos socioemocionais da formação e educação infantil. Nesta obra, Tiba defende que a educação não é uma responsabilidade apenas da escola, mas de toda a família, e fornece dicas para que pais e educadores trabalhem melhor com o público infantil.
Esse é, portanto, um livro essencial para todos aqueles que lidam com crianças e desejam oferecer uma educação mais justa e que trabalhe aspectos da personalidade como a autonomia, o pensamento crítico e a maturidade emocional.
4. Educação Não é Privilégio (Anísio Teixeira)
A educação no Brasil enfrenta sérios problemas com a desigualdade. Enquanto escolas privadas têm uma infraestrutura privilegiada e formam estudantes capacitados para o mercado de trabalho e também para o ingresso nas melhores universidades, o ensino público amarga uma série de dificuldades que afetam diretamente os alunos das camadas mais pobres da sociedade.
A obra de Anísio Teixeira tem como objetivo dissecar esse assunto e conversar sobre as disparidades entre o ensino público e privado e sobre as marcas que a realidade e a desigualdade sociais deixam na educação e nos resultados obtidos pelos educadores em cada contexto.
Gostou das dicas de livros sobre educação? Agora, mãos à obra! Comece a ler as recomendações dadas e aumente os seus conhecimentos acerca desse tema tão importante, mantendo-se atualizado em relação às novidades da área!
Conhece algum outro livro imperdível e que ficou de fora da nossa lista? Não tem problema! Conte-nos abaixo, na caixa de comentários, e explique as razões que fazem essa obra ser tão significativa para você!