Saiba como a revolução tecnológica e a educação estão diretamente ligadas e como esta relação promove o acesso à informação e a curiosidade dos alunos.
Qual é, afinal, a relação entre a revolução tecnológica e a educação no Brasil? À primeira vista, ambos os conceitos parecem distantes entre si, especialmente se considerarmos a rede pública de ensino do Brasil. No entanto, mesmo em meio a esse contexto, é possível estabelecer paralelos entre os termos e utilizá-los a favor da educação.
A cada dia que passa, estamos em uma sociedade mais tecnológica. Apenas pare e reflita: há cerca de 10 anos, você conseguiria imaginar que hoje em dia estaríamos onde estamos, em termos de tecnologia? Os avanços são extremamente rápidos e muitas vezes são vistos de modo negativo pelos educadores.
Saber dosar a tecnologia e utilizá-la a favor do ensino é algo fundamental nas gestões escolares, sejam elas da rede pública ou privada. A seguir, apresentaremos as principais vantagens desse tipo de abordagem nas escolas ao redor do Brasil. Boa leitura!
Agiliza os processos no dia a dia escolar
Investir em inovação no âmbito educacional é algo que, primeiramente, beneficia os colaboradores e gestores do colégio. É isso mesmo! Afinal, a tecnologia, quando bem utilizada, é capaz de otimizar e agilizar os processos internos, deixando o clima organizacional muito mais positivo e facilitando o trabalho de todos os envolvidos.
Promove a economia de recursos naturais
A quantidade de papel utilizada em um dia letivo é impressionante e, hoje em dia, a sustentabilidade é um tema recorrente. Por isso, utilizar a tecnologia é também uma maneira de contribuir para os cuidados com o meio ambiente e para a preservação da natureza, já que permite uma menor utilização de recursos naturais.
Facilita o acesso à informação e ao conhecimento
Investir no letramento digital dos estudantes é abrir inúmeras portas para que o conhecimento se aloje em suas mentes. Afinal, com o uso da tecnologia, é muito mais fácil ter acesso à informação e, até mesmo, a uma série de materiais didáticos que fazem parte da lista de domínio público. A democratização da educação, portanto, tem na tecnologia uma grande aliada.
Contribui para despertar a curiosidade dos alunos
A evasão escolar é um dos problemas mais recorrentes no cotidiano das escolas brasileiras. Por isso, engajar as crianças e os adolescentes e mantê-los interessados é sempre muito importante para evitar que eles abandonem os estudos. Trazer a tecnologia para a sala de aula é uma das formas mais eficientes de tornar isso possível.
Deixa os estudantes mais preparados para o mercado de trabalho
Por fim, uma das mais importantes relações entre a revolução tecnológica e a educação é a possibilidade de adequar, desde cedo, os estudantes às demandas atuais do mercado de trabalho. Atualmente, é praticamente impossível encontrar uma boa vaga que não exija conhecimentos e domínios do âmbito tecnológico.
Como podemos ver, a revolução tecnológica e a educação podem caminhar juntas sem maiores atritos. Mudar o modo como olhamos para a tecnologia e incluí-la na rotina escolar é algo que beneficia não só os estudantes, mas todos os envolvidos no ambiente educacional. Por isso, investir em metodologias e tendências pedagógicas que abracem esse conceito é algo fundamental nos dias atuais.
Para saber mais sobre educação e conhecer outras dicas importantes para sempre melhorar o ensino e a gestão da sua escola, que tal assinar a newsletter?