Como aplicar o Plano Nacional de Educação na escola pública?

As escolas públicas também devem realizar um planejamento específico para atender ao Plano Nacional de Educação. Mas como fazer isso? Neste post, mostramos algumas formas de aplicar o que foi estabelecido. Confira!

Em 26 de junho de 2014, o governo aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), que terá vigência por 10 anos. Trata-se de diretrizes, metas e estratégias para a educação que devem ser adotadas por estados e municípios a fim de que se alcancem os objetivos propostos, considerando, é claro, a realidade local.

As 20 metas estabelecidas para todas as etapas de formação (da Educação Infantil ao Ensino Superior) incluem propostas voltadas para a universalização do ensino obrigatório, para a melhoria da escolaridade média da população e para o plano de carreira dos professores, bem como pontos voltados para a gestão escolar.

Dessa maneira, as escolas públicas também devem realizar um planejamento específico para atender ao PNE. Mas como fazer isso? Neste post, mostramos algumas formas de aplicar o que foi estabelecido. Confira!

Promover ações de inclusão

Uma das metas do PNE diz respeito à universalização do atendimento educacional especializado (AEE) para alunos de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades.

A inclusão ainda é um desafio, tanto em escolas públicas como em particulares. A primeira recomendação é que se fortaleça a formação de professores para que estejam aptos a receber esses alunos no ensino regular.

Além disso, é necessário fazer adaptações na infraestrutura, priorizando a acessibilidade, e criar uma rede integrada entre professores, alunos, comunidade escolar e profissionais de saúde, para que se consiga explorar a capacidade e as potencialidades desse grupo.

Outro ponto importante é modificação da cultura escolar, no sentido de que se enxerguem as diferenças como diversidade, proporcionando uma experiência que pode ser enriquecedora para todos.

Focar nos projetos de alfabetização

O PNE estabelece que os alunos sejam alfabetizados até, no máximo, o 3º ano do Ensino Fundamental. Para atender à meta, é necessário que as escolas públicas direcionem seus esforços para projetos que incentivem a aquisição da linguagem voltada tanto à escrita quanto à leitura.

A ideia é fazer um planejamento de atividades com um tema específico e por um período determinado, para que as crianças se familiarizem com um grupo de palavras correlatas a esse assunto. É possível trabalhar com:

– leitura de materiais de gêneros variados, como contos de fadas e matérias de revistas;

– construção de palavras em cartazes;

– construção de histórias;

– jogos, como palavras cruzadas.

Adotar uma gestão integrada

Uma forma de a escola melhorar a qualidade do ensino e conseguir monitorar esses avanços é trabalhar com uma gestão integrada. O que isso significa? É um trabalho em que todos os atores do sistema, incluindo Secretaria de Educação, escolas da rede, gestores, professores, alunos e famílias “falem a mesma língua”, ou seja, estejam alinhados a um planejamento e às metas a serem alcançadas.

Somente dessa forma é possível pensar em ações que se encaixem nas necessidades e nas realidades locais – o que vai permitir a definição de estratégias, o direcionamento mais eficiente dos recursos e o acompanhamento dos resultados.

Usar a tecnologia como ferramenta

O plano busca ainda reduzir a evasão escolar no Ensino Médio e estipula, para 2024, elevar em 85% a taxa de matrícula líquida para estudantes de 15 a 17 anos nessa etapa escolar.

É preciso, então, conquistar esses alunos utilizando meios com os quais eles estejam familiarizados. Dessa maneira, as escolas devem valer-se da tecnologia não somente no Ensino Médio, mas também em outras fases do aprendizado.

A dica é utilizar recursos dinâmicos e interativos, como plataformas que permitam o estudo até mesmo fora da escola, com jogos, videoaulas, simulados e outras atividades que despertem o interesse pelo conhecimento.

Alcançar as 20 metas do Plano Nacional de Educação é um desafio, diante da realidade enfrentada por muitas escolas públicas. No entanto, é possível que gestores e professores repensem as estratégias de ensino, utilizem recursos variados, envolvam a comunidade e façam um planejamento que garanta uma educação inclusiva.

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