Saiba como aumentar o engajamento dos seus professores e garantir a sua produtividade no ambiente escolar!
A produtividade dos professores tem relação direta com a aprendizagem dos alunos. Então como garantir que esses profissionais, que têm um papel tão importante na escola, consigam realmente se dedicar e dar o seu melhor durante todo o ano letivo?
Sabemos que são muitos desafios a enfrentar, ainda mais na escola pública. Salários baixos, falta de estrutura, insegurança, vulnerabilidade social de muitos alunos, entre outros fatores podem comprometer o trabalho do professor em sala de aula.
Neste post vamos apresentar algumas dicas para aumentar o engajamento do professor e, assim, garantir sua produtividade. Acompanhe!
Crie canais de comunicação para os professores relatarem problemas
Em muitas situações, a produtividade dos professores é afetada por algum problema que ele enfrenta no ambiente escolar. Assim, é importante que a escola mantenha canais de comunicação abertos para que ele possa relatar suas queixas.
A coordenação pode se mostrar disponível para ouvir o educador sempre que preciso ou ainda criar pesquisas de satisfação voltadas para o docente, oferecendo um formulário em que ele não precise se identificar, caso não se sinta confortável.
Dê autonomia ao educador
Dê espaço para o professor colocar em prática seus projetos e ideias. Muitas escolas contam com uma coordenação “engessada”, ou seja, em que é preciso seguir o que já vem sendo aplicado há anos em sala de aula, mas que nem sempre é eficiente.
Ao dar autonomia para o docente, ele se sente entusiasmado e pode melhorar seu desempenho e o engajamento dos alunos nas atividades.
Forneça um ambiente seguro e confortável
O gestor deve se preocupar com a infraestrutura escolar, de forma a oferecer um ambiente seguro, limpo e confortável para o professor. Assim, ele tem condições de se dedicar inteiramente às aulas e outras atividades com os alunos.
Garanta espaços para descompressão
A rotina de aulas é corrida, mas a escola pode disponibilizar algum espaço para que o professor possa descansar e relaxar nos intervalos ou horário de almoço. Um ambiente tranquilo, com um sofá e almofadas, por exemplo, já é suficiente para que ele possa retomar o ritmo.
Proponha grupos de estudos
Os professores podem trocar experiências, elaborar projetos em conjunto e se atualizar ao montarem um grupo de estudos. Incentive essa ideia na sua escola e veja como essa ferramenta pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.
Organize a rotina de horários
A produtividade dos professores pode ficar comprometida com uma rotina de horários bagunçada. Por isso, no início do ano letivo, durante o planejamento escolar, organize uma grade de horários bem estruturada e que atenda às necessidades de cada profissional.
Assim, todos conseguem se organizar e cumprir os compromissos sem contratempos.
Valorize o bom trabalho
Por fim, para garantir a produtividade do educador, nada melhor do que valorizar o bom trabalho. Dessa maneira, elogie aqueles que obtiveram um bom desempenho, desenvolveram projetos inovadores ou se destacaram em algum outro aspecto.
Apesar das dificuldades da escola pública, o gestor pode adotar algumas medidas simples para garantir a produtividade dos professores durante o ano letivo. Isso terá reflexo na qualidade do ensino e desempenho dos alunos.
Quer descobrir outras formas de melhorar a produtividade na escola? Entre em contato com a Genius Educacional e conheça seu método de ensino!