Um dos meios que podem contribuir para ter bons resultados em sala de aula e alcançar objetivos pedagógicos, é o grupo de estudos para professores. Confira algumas dicas.
A educação contemporânea está passando por uma série de transformações contundentes. Essas vêm na esteira do avanço das tecnologias e dos novos comportamentos da sociedade. Em meio a esse cenário está o professor, que vê seu papel em sala de aula ganhando um novo viés: de detentor do conhecimento a incentivador e tutor no processo de ensino-aprendizagem.
Mas, para que a escola observe um impacto positivo em sala de aula e alcance seus objetivos pedagógicos, a capacitação profissional e o constante alinhamento de ideias tornam-se imprescindíveis. Um dos meios que podem contribuir para isso é o grupo de estudos para professores.
Para ajudá-lo a compreender melhor os benefícios dessa técnica na formação de um corpo docente sólido, escrevemos este artigo. Acompanhe as próximas linhas!
Quais os benefícios de um grupo de estudos para professores?
O grupo de estudos para professores é uma das ferramentas de maior valor na formação continuada dos docentes. Especialmente no momento em que se espera a aplicação de novos conceitos acerca do processo de ensino-aprendizagem ou o debate de questões importantes para o cotidiano escolar, esses encontros são excelentes para um intercâmbio de ideias entre os profissionais.
Além disso, o grupo de estudos contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente, pois ele tem a oportunidade ampliar suas técnicas e habilidades de ensino, essenciais à atual dinâmica de sala de aula. Entre elas, podemos destacar:
- liderança;
- didática;
- comunicação (com o grupo, classe e pais);
- articulação para um ambiente de aprendizagem focado no aluno;
- maior condução dos relacionamentos interpessoais;
- ampliação da visão sobre as particularidades do ensino;
- aumento da bagagem cultural;
- maior compreensão das necessidades individuais dos alunos.
Em que momento o grupo de estudos pode ser utilizado?
Além dos encontros anuais de formação pedagógico-profissional, que acontecem no planejamento escolar, o grupo de estudos colabora com a manutenção do engajamento dos professores e pode ser atrelado às reuniões pedagógicas regulares.
Cada escola pode definir objetivos diferentes para esses encontros. Por exemplo:
- aprofundamento em pontos importantes do projeto político-pedagógico;
- discussão de temas relacionados à sociedade e seus impactos na sala de aula;
- ampliação das técnicas de ensino, como metodologias ativas de aprendizagem;
- novas tecnologias de educação;
- soluções para dificuldades e conflitos;
- brainstorming para a promoção de melhores ações na comunidade educativa.
Como estruturar um grupo de estudos para professores?
Defina objetivos
Responda às perguntas:
- O que você deseja com os grupos de estudos para professores?
- Quais resultados você tem interesse em observar nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento individual de seu corpo docente?
- Que tipo de protagonismo e postura diante da comunidade educativa você espera?
Separe os grupos conforme a abordagem desejada
Para que todos tenham voz e a discussão seja objetiva, evite grupos muito grandes. A separação dos grupos está diretamente ligada aos objetivos. É possível trabalhar com professores separados por nível de ensino (Educação Infantil, ensinos Fundamental I, II e Médio), área de conhecimento, ou mesmo realizar uma integração entre os profissionais dos diferentes setores.
Estabeleça mediadores
Os mediadores são importantes para garantir a organização das discussões e evitar que uns falem demais e outros não encontrem espaço. Além disso, nas mãos do mediador estão a condução das propostas a serem discutidas e as perguntas-chave para a reflexão.
Ele também auxiliará o grupo a chegar à conclusão dos debates. Pode ser o próprio coordenador ou um professor escolhido pelo grupo.
Solicite devolutivas dos estudos
As devolutivas são importantes para que a escola verifique se os professores estão engajados com as discussões. Por isso, é importante que a coordenação pedagógica e a direção analisem o que está sendo produzido, tanto para avaliar a estratégia como para alinhar os estudos com os objetivos esperados.
Discutir ações pedagógicas e tendências de ensino é fundamental para melhorar o ambiente escolar, com práticas inovadoras que garantam maior engajamento do aluno. Para tanto, os professores precisam estar completamente integrados com o projeto pedagógico. Nesse sentido, o grupo de estudos é uma forma de demonstrar eficiência e exige a participação efetiva do corpo docente.
Quer receber insights para ampliar sua gestão do projeto pedagógico e estimular os professores a potencializarem suas ferramentas de ensino? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!