Competências do século 21: 5 dicas para implementar em sala de aula

Confira quais são essas competências e como podemos trabalhá-las no dia a dia da sala de aula

As sociedades, em geral, são organismos altamente dinâmicos e suscetíveis às mudanças que ocorrem no mundo. Por conta disso, estão constantemente passando por alterações estruturais que interferem no modo de vida de toda a população. Com o Brasil, não é diferente e, hoje, podemos falar que existem algumas especificidades nas competências do século 21.

Tais competências representam um conjunto de habilidades importantes não só para a cidadania nos tempos atuais, mas também para o mercado de trabalho altamente competitivo em que nos vemos inseridos. Trabalhá-las desde tenra idade é, portanto, fundamental para formar alunos qualificados e preparados para enfrentar os desafios do “mundo lá fora”.

Mas, afinal, quais são essas competências e como podemos trabalhá-las no dia a dia da sala de aula? A seguir, observaremos melhor essas questões e discutiremos cada uma delas de forma mais completa. Boa leitura!

O que são as competências do século 21?

Antes de discutirmos as maneiras de desenvolver as competências do século 21 em nossos alunos, é fundamental que saibamos exatamente o que são elas, certo? A seguir, veremos algumas das mais importantes e emblemáticas:

  • criatividade;
  • empatia;
  • trabalho em equipe;
  • comunicação;
  • conhecimento de diferentes culturas;
  • tolerância às diferenças;
  • raciocínio lógico;
  • resolução rápida e eficaz de problemas;
  • capacidade de inovação;
  • letramento digital;
  • autoconfiança;
  • autoconhecimento.

Como vemos, as competências do século atual são bastante abrangentes e envolvem inúmeras habilidades socioemocionais. A seguir, conversaremos sobre como desenvolvê-las no âmbito escolar!

Como podemos trabalhar essas questões em sala de aula?

Agora, que tal observarmos algumas maneiras práticas de desenvolver tais características no dia a dia escolar?

1. Invista em atividades dinâmicas

Uma das melhores maneiras de desenvolver, simultaneamente, determinadas capacidades, como a habilidade de oratória, a desenvoltura, a consciência corporal e o raciocínio lógico é, sem dúvidas, investindo em atividades dinâmicas e divertidas. Assim, todos os alunos podem participar, reduzindo os níveis de timidez e integrando-se mais uns com os outros.

2. Estimule o aprendizado por meio de experiências

Outra dica bacana é sempre buscar o investimento em metodologias que deixem os estudantes na posição de protagonistas. Ao experimentar situações e lidar com os problemas de forma prática, com aplicações do cotidiano, o aprendizado torna-se muito mais fluido e realmente integrado às competências do século 21.

3. Busque o incentivo da criatividade e da resolução de problemas

Como pudemos observar, a criatividade e a rápida resolução de problemas são algumas das competências do século 21. Desenvolvê-las e estimulá-las é, portanto, algo muito importante para os pequenos estudantes. É possível fazê-lo por meio de atividades extracurriculares, como o teatro, ou, até mesmo, com dinâmicas que utilizem a lógica da matemática.

4. Capriche no trabalho em equipe

Outro ponto muito importante é incentivar, sempre que possível, o trabalho em equipe. Em uma sala de aula, há estudantes com os mais diversos tipos de inteligência e uni-los em busca da resolução de um problema é algo que não só os ensina a conviver em sociedade (e com a pluralidade de opiniões), mas também agrega muito conhecimento a todos os envolvidos.

5. Ofereça feedbacks

A cultura do feedback é uma estratégia atualmente utilizada em inúmeras empresas. Esse método envolve o hábito de dar opiniões e críticas construtivas, independentemente de sua posição hierárquica. No ambiente escolar, isso significa a liberdade dos alunos e professores de oferecerem seus insights uns aos outros, lidando bem com as críticas e utilizando-as para melhorar cada vez mais.

Como podemos ver, trabalhar as competências do século 21 não é algo tão difícil. Com o auxílio de boas metodologias de ensino e a inserção de atividades extracurriculares no cotidiano dos estudantes, é possível fornecer uma educação completa e bastante abrangente aos jovens brasileiros.

Para ficar sempre bem informado e por dentro de nossas novidades, assine a newsletter! Com apenas alguns cliques, você receberá todas as publicações diretamente em seu endereço de e-mail. Até a próxima!

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Por Deiver Greboggy – Psicólogo, Pedagogo e Consultor Pedagógico Gênios Educacional Tempo estimado de leitura: 8 min. Este artigo é para as famílias preocupadas com o desenvolvimento dos filhos por causa da falta de autonomia e responsabilidade nas crianças. Vamos entender o significado de autonomia e responsabilidade? Autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas […]

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!