Saiba como estimular a prática da leitura em casa, envolvendo pais e alunos!
Ler traz uma série de vantagens, especialmente para crianças e jovens. Isso porque desperta a curiosidade, melhora a escrita e a interpretação de texto, traz conhecimento, além de trabalhar a concentração e a memória.
Dessa maneira, além das atividades de leitura em sala de aula, os professores devem estimular a leitura em casa, para que os alunos sintam interesse e prazer em acompanhar histórias e gêneros literários variados.
Quer saber como incentivar a prática da leitura em casa, envolvendo também os pais dos estudantes? Acompanhe nosso post e fique por dentro!
1. Incentivar os pais a criarem um ambiente propício à leitura
Os professores podem incentivar os pais a criarem um cantinho propício para a leitura em casa. Pode ser uma prateleira para acomodar livros e revistas, cercada por algumas almofadas no chão.
O ideal é que, naquele ambiente, a criança se relacione com os livros e com a leitura. Assim, os pais podem ler ou contar histórias ou ainda ficar por perto, enquanto a criança realiza a leitura. Ao final de um capítulo, o adulto pode pedir que ela comente sobre o que leu, os personagens, se está gostando da obra etc.
2. Criar um clube de leitura na escola
Criar um clube da leitura na escola também vai incentivar o hábito em casa. Os alunos têm a missão de ler a história em casa e, depois, contar para o resto do grupo sobre o que leu. A cada semana, os livros são trocados.
Eles podem debater sobre a história, fazer desenhos dos personagens e até dar sugestões sobre o tipo de livros que gostariam de ler a cada ciclo, por exemplo.
3. Facilitar o acesso às obras literárias
Os professores podem fazer visitas semanais à biblioteca da escola ou marcar um passeio para visitar a biblioteca municipal. O importante é estimular a leitura em casa, mostrando como é fácil fazer o empréstimo de livros.
4. Apresentar textos de interesse dos alunos
Uma dica importante para os professores que querem estimular o hábito da leitura nos alunos é pensar em textos de interesse de cada um, respeitando a faixa etária. Por exemplo: você não precisa sugerir a leitura de um clássico, logo de cara, mas de uma obra de fácil leitura e até de poucas páginas.
O intuito é despertar o prazer nas crianças e jovens pelos livros. Em sala de aula, o educador pode ler poesias ou trechos de romance em voz alta para instigar a curiosidade da turma. Além disso, mostrar que a leitura também acontece em revistas, jornais e gibis e não, obrigatoriamente, com um livro. Assim, eles são encorajados a começar a ler mais de forma autônoma.
5. Destacar a utilidade da literatura
Por fim, o professor deve sempre reforçar a utilidade da literatura na vida dos alunos, mostrando que os livros são fonte de conhecimento. Destacar ainda que a leitura ajuda a escrever melhor, além de despertar a curiosidade, a sensibilidade e o senso crítico.
Viu só como você pode estimular a leitura de seus alunos em casa? Além de encorajá-los no universo da literatura, a escola também deve incentivar os pais a lerem mais. Assim, eles servem de exemplos para os filhos e a atividade torna-se prazerosa para toda a família.
Gostou do nosso post? Então compartilhe em suas redes sociais essas estratégias para que outros professores também possam utilizá-las!