Conheça as 5 vantagens do uso da gamificação na educação

Conheça os principais benefícios do uso de jogos no ensino e saiba como isso pode ser um diferencial para qualquer colégio!

Até pouco tempo atrás, parecia impensável que um dia utilizaríamos a gamificação na educação. Afinal, jogar video game era visto como uma perda de tempo e não era incentivado pelos pais e pelas instituições de ensino, já que, teoricamente, distraía os alunos de suas obrigações com a escola e não apresentava nenhum benefício para o desenvolvimento das crianças.

Hoje em dia, é possível inovar na educação. Os benefícios dos jogos de video game já são conhecidos pela grande maioria dos especialistas, e investir em sua inserção no ambiente escolar é algo que só traz vantagens para o ensino e o aprendizado dos jovens de várias idades.

Mas, afinal, quais são essas vantagens? A seguir, abordaremos os principais benefícios do uso da gamificação no ensino e saberemos como isso pode ser um incrível diferencial para qualquer colégio!

1. Instiga o gosto pelo aprendizado

Infelizmente, o estilo de ensino “engessado” de muitas escolas tende a afastar os alunos do aprendizado, especialmente aqueles que têm uma inteligência mais voltada às experiências visuais e sensoriais.

Nesses casos e em muitos outros, a gamificação funciona como um atrativo para que o aprendizado ocorra de maneira mais natural, com uma participação ativa dos alunos, o que também desenvolve a autonomia, o pensamento crítico e lógico, e a capacidade de tomada de decisões.

2. Ajuda a fixar o conhecimento ao trabalhar canais multissensoriais

Ainda falando sobre as experiências de sentidos, é necessário salientar que muito do modo como aprendemos as coisas em nosso dia a dia tem a ver com o trabalho simultâneo de várias áreas de nosso cérebro.

Com a gamificação, é possível estimular, ao mesmo tempo, vários sentidos, fazendo com que pontes se formem rapidamente em nosso cérebro, tornando a fixação de conteúdo mais eficiente.

3. Estimula o desenvolvimento de habilidades sociais

Nenhum homem é uma ilha, certo? Por isso, precisamos desenvolver as habilidades sociais. Esse tipo de aprendizado é fundamental não só para as nossas vidas sociais, mas também é algo praticamente obrigatório no mercado de trabalho atualmente.

Criar games e, posteriormente, jogá-los em classe é uma boa maneira de desenvolver o trabalho em equipe e a empatia, e também fazer com que os estudantes aprendam a lidar com as críticas e sentimentos negativos de maneira mais madura.

4. Estimula a persistência e a resiliência dos estudantes

Nem sempre é possível acertar. Muitas gerações foram criadas em meio a uma espécie de redoma, o que fez com que aceitar o erro e o fracasso se tornasse um desafio para a maioria das pessoas. Hoje em dia, isso também mudou.

No mundo dos games, nem sempre conseguimos vencer e isso faz parte do jogo. Lidar com esse contexto faz com que os alunos percebam que, mesmo errando, é possível vencer no final com uma boa dose de persistência, paciência, coragem e resiliência.

5. Melhora a capacidade de foco e a criatividade

Seja para efetivamente trabalhar na criação dos games, seja apenas para jogá-los após estarem prontos, é impossível negar que o foco é extremamente trabalhado durante tais processos.

Além disso, a criatividade (outra habilidade fundamental para a vida acadêmica, pessoal e profissional) também é bastante estimulada, seja para lidar com os obstáculos apresentados na história, seja para criar telas e personagens durante a elaboração do jogo.

Como podemos ver, utilizar a gamificação na educação é extremamente vantajoso não só para os estudantes, que se tornam mais participativos e engajados, mas também para os educadores e gestores de um colégio. Por isso, comece o quanto antes a fazer uso dessa estratégia de ensino e observe a mudança acontecer!

Conhece outros educadores ou pais de crianças e adolescentes em idade escolar? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que eles fiquem por dentro dessa estratégia no ensino e conheçam as suas principais vantagens!

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Por Deiver Greboggy – Psicólogo, Pedagogo e Consultor Pedagógico Gênios Educacional Tempo estimado de leitura: 8 min. Este artigo é para as famílias preocupadas com o desenvolvimento dos filhos por causa da falta de autonomia e responsabilidade nas crianças. Vamos entender o significado de autonomia e responsabilidade? Autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas […]

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!