Entenda qual a importância de manter uma boa convivência entre alunos e professores e saiba como otimizar o desempenho e os resultados de sua escola.
Você tem ideia de como pode melhorar a convivência entre alunos e professores? Saiba que investir nesse relacionamento é fundamental para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade da educação de sua escola.
Afinal, quando essa interação é saudável e respeitosa, os jovens ficam mais receptivos aos conteúdos ministrados e motivados a estudar. Com isso, o aprendizado torna-se verdadeiramente eficaz e o desempenho dos estudantes é potencializado.
Se o assunto desperta seu interesse, acompanhe este artigo até o final. Apresentaremos, a seguir, dicas práticas para incentivar uma convivência positiva entre alunos e professores em sua escola! Vamos lá?
Implemente regras e boas práticas de convivência
A convivência é um exercício de cidadania. É na escola que o aluno entende o significado real de uma interação social para além do ambiente familiar. Assim, é essencial estabelecer regras e boas práticas de convivência para que o contato com os professores, bem como com os colegas de classe, ocorra de maneira pacífica e harmoniosa.
Elencamos abaixo regras genéricas que melhoram a convivência entre alunos, professores e comunidade escolar. Confira:
- tratar com cortesia e respeito colegas, docentes e demais colaboradores;
- estar em sala de aula no horário correto;
- zelar pelo prédio da escola, bem como pela mobília e outros materiais;
- prestar atenção às explicações dos docentes;
- evitar conversas paralelas durante as aulas.
Aposte na qualificação dos professores
A qualificação dos docentes é um fator determinante para o sucesso do ensino, afinal de contas, uma escola que não tem bons professores não consegue formar bons estudantes. Quando esse profissional busca o aperfeiçoamento contínuo, suas habilidades são aprimoradas, novas competências são desenvolvidas e ele se torna mais preparado para despertar o melhor de seus alunos, impactando positivamente suas vidas.
Ademais, por meio da qualificação, o docente passa a compreender melhor as tendências educacionais, as transformações de nossa sociedade e o comportamento do jovem contemporâneo. Dessa maneira, é muito mais fácil aplicar, em sala de aula, medidas inovadoras para atrair e engajar os estudantes.
Invista em atividades que promovam a integração
O que acha de promover eventos, festas e outras atividades para melhorar a convivência entre alunos e professores? Essa é uma medida interessante que contribuirá para a socialização de todos. Ao proporcionar momentos de interação diferenciados, o ambiente escolar torna-se informal e as relações menos burocráticas.
Incentive o diálogo e a boa relação
Por fim, recomendamos que o diálogo seja incentivado dentro de sua escola. Somente dessa maneira é possível construir e manter uma boa relação entre alunos e professores. Assim, é preciso que os docentes demonstrem que querem ouvir os jovens, levando em consideração interesses e habilidades individuais.
Quando há oportunidade para um diálogo franco, o aluno sente-se confiante e confortável o suficiente para tirar dúvidas e interagir em sala de aula. O estudante deve enxergar o docente como uma figura de autoridade, mas também como alguém disposto a auxiliá-lo, sempre que necessário.
Pronto! Você já sabe como melhorar a convivência entre alunos e professores! Depois de conhecer essas dicas, já é possível começar a implementar novas práticas em sua instituição para estabelecer um relacionamento saudável com toda a comunidade escolar.
Gostou do artigo? Aproveite a visita em nosso blog e confira agora mesmo seis tendências pedagógicas!