Descubra como o pensamento criativo ajuda na sala de aula!

Ser um professor criativo possibilita a elaboração de aulas muito mais interativas e interessantes!

Para muitas pessoas, a criatividade não passa de uma capacidade inerente ao ser humano. Portanto, é muito comum encontrarmos indivíduos que não se preocupam com o desenvolvimento do pensamento criativo, algo que deve ser incentivado desde a infância até a idade adulta. Graças a esse pensamento, muitos de nós nos tornamos adultos pouco criativos e inovadores.

Esse problema afeta muitas pessoas e pode ser muito prejudicial, especialmente nos dias atuais, em que a criatividade é uma habilidade muito procurada no mercado de trabalho. No caso dos professores, isso se torna ainda mais problemático, já que educadores devem ser criativos a fim de engajar seus alunos e proporcionar um ensino muito mais adequado às diferentes demandas.

Pensando nisso, elaboramos um artigo especial para fornecer informações e dicas importantes acerca desse tema, com o objetivo de ajudar professores e outros profissionais da área a se tornarem mais criativos. Boa leitura!

Qual é a importância do pensamento criativo em sala de aula?

Ser criativo é uma habilidade fundamental em nosso dia a dia. Seja nas relações pessoais, seja no âmbito profissional, pensar ‘’fora da caixinha’’ é algo que nos deixa sempre um passo à frente e nos ajuda a enfrentar as adversidades do cotidiano de modo mais efetivo.

No ambiente educacional, ser um professor criativo não ajuda somente a lidar com as dificuldades que surgem pelo caminho, mas também possibilita a elaboração de aulas muito mais interativas e interessantes. A longo prazo, isso evita a evasão escolar e torna os estudantes muito mais engajados.

Outra vantagem desse desenvolvimento é a maior interação com os alunos. Nem todos os indivíduos aprendem da mesma forma e, portanto, a criatividade permite a utilização de metodologias inovadoras que abracem todos os tipos de inteligência e aprendizados, tornando o ensino muito mais abrangente.

Como desenvolver o pensamento criativo nesse contexto?

Agora, que tal abordarmos algumas dicas práticas para tornar esse aprendizado muito mais simples? Confira!

Execute a leitura de conteúdos voltados para professores

Uma das melhores formas de entrar em contato com determinado assunto é por meio da leitura. Há diversos títulos destinados especificamente aos professores que abordam a questão da inovação e da criatividade em sala de aula. Vale a pena conferir!

Busque exemplos de aulas criativas

Buscar inspirações é algo que quase sempre funciona maravilhosamente bem. Por isso, que tal procurar a opinião de professores considerados criativos e bater um papo sobre as medidas que esses indivíduos tomam em classe? Criar um grupo de estudos, por exemplo, é uma boa alternativa.

Escute a opinião de seus alunos e de seus familiares

Outra alternativa que sempre funciona é ouvir as críticas e sugestões das pessoas para as quais você presta os seus serviços. No caso, seus alunos e os responsáveis por eles são os mais indicados para oferecerem ideias a fim de que você aja com mais criatividade no âmbito escolar.

Desenvolva a didática educacional

O desenvolvimento da didática é fundamental não só para o andamento das aulas, mas também para a ampliação de possibilidades de criatividade nesse ambiente. Ir a palestras ou a cursos específicos para esse fim é uma atitude altamente recomendada, já que professores precisam de constante atualização.

Busque aulas extracurriculares

Por fim, que tal se tornar um aluno e se matricular em atividades extracurriculares? As artes no geral, especialmente o teatro, podem ajudar tanto com a desinibição quanto com o desenvolvimento direto do potencial criativo e são recomendadas até mesmo para quem não busca uma carreira nessa área.

Como podemos observar, o pensamento criativo é algo que deve ser constantemente exercitado, inclusive na fase adulta. Assim, essa característica é trabalhada de modo a ser aperfeiçoada e os educadores atingem, dessa forma, todo o seu potencial em termos de didática e engajamento dos estudantes.

Para saber ainda mais dicas sobre como transformar a sala de aula em um ambiente mais agradável e adequado para todos, que tal conferir uma metodologia revolucionária para o ensino? A Matemática Inteligente é uma ótima opção de método de engajamento e ensino para jovens. Confira!

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Por Deiver Greboggy – Psicólogo, Pedagogo e Consultor Pedagógico Gênios Educacional Tempo estimado de leitura: 8 min. Este artigo é para as famílias preocupadas com o desenvolvimento dos filhos por causa da falta de autonomia e responsabilidade nas crianças. Vamos entender o significado de autonomia e responsabilidade? Autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas […]

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!