Quer apoiar o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos da sua escola? Acompanhe este post para entender como você pode ajudar a desmistificar o ensino da matemática!
O ensino da matemática muitas vezes é cercado de práticas e noções antiquadas e pouco envolventes, o que acaba colocando a disciplina entre as mais temidas pelos alunos. Diante do receio em torno dessa matéria tão importante, o professor responsável por desempenhar o papel de facilitador deve estar muito bem preparado para encarar esse desafio.
A escola tem um papel fundamental na desmistificação da matemática, portanto, é capaz de auxiliar o professor a compartilhar o conhecimento com os alunos de maneira segura, ajudando-os a superar o medo dos números.
Quer apoiar o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos da sua escola? Acompanhe este post para entender como você pode ajudar a desmistificar o ensino da matemática!
Metodologias mais didáticas
Um dos motivos para o insucesso dos estudantes em matemática é, justamente, a deficiência da didática no ensino. Sendo assim, a escola deve oferecer condições para que o professor utilize metodologias mais eficientes na transmissão do conhecimento.
É necessário repensar o modo como a matemática é apresentada ao educando. O ideal é que o professor esteja preparado para apresentar a disciplina de modo que ela não se torne um bicho de sete cabeças, ensinando-a de forma atrativa e envolvente.
Além disso, é essencial demonstrar a importância do estudo da matemática, pois os alunos devem enxergar sentido no aprendizado e reconhecer a relevância do conteúdo em questão para seu cotidiano. Mais do que isso: eles precisam se sentir parte do processo de desvendar os números.
Assim, a matemática deve ser estudada de maneira coletiva e os alunos devem ser incitados a descobrir os resultados por conta própria, com calma. No entanto, muitas instituições de ensino acreditam que uma boa aula é aquela que avança mais rápido buscando cobrir a ementa do dia.
Contudo, é preciso ter em mente que cada aluno é único e possui seu próprio tempo para assimilar o que é ensinado. Quando o professor se preocupa em seguir uma estrutura de conteúdos rígida, há o risco de algum educando ser deixado para trás ou, pior, de comprometer a didática do próprio profissional.
Deve-se, portanto, assegurar que um conceito foi aprendido por todos os alunos para que não seja necessário repassá-lo no futuro. Além disso, é interessante incentivar a verdadeira compreensão do que foi tratado em aula, isto é, solicitar respostas completas para os exercícios em vez de, apenas, o resultado correto.
Situações cotidianas que ensinam
Com certeza, você já ouviu de um aluno algo próximo da seguinte pergunta: “vou precisar disso na minha vida?”. Muitos educandos não gostam da matemática porque não enxergam utilidade nela – esse é um problema sério, uma vez que a disciplina está presente em praticamente tudo o que se faz no dia a dia.
Sendo assim, é papel da escola e, especialmente, do professor expressar a importância da matemática por meio de situações cotidianas à vida do estudante. Afinal, pequenos eventos diários, como uma simples ida ao supermercado, são capazes de ensinar muito sobre matemática e torná-la acessível a eles. Veja algumas reflexões que podem ser levantadas nesse ambiente:
– quanto de uma fruta será necessário para formar um quilo e meio;
– o que custa mais caro – por exemplo: seis limões ou seis maçãs; 150 gramas de muçarela a R$ 8,00 ou 100 gramas, a R$ 4,00 etc.;
– quanto foi gasto até determinado momento da compra;
– qual será o troco.
Além do passeio no supermercado, existem diversas experiências cotidianas que podem contribuir para o ensino da matemática. Basta um pouco de criatividade e boa vontade para mostrar ao professor como abordá-las da melhor forma. Confira:
– gerenciamento da mesada;
– medição de distâncias – de casa até a escola ou da escola até a lanchonete, por exemplo;
– gasto de combustível para que o carro percorra tantos quilômetros, em um passeio;
– cálculo do tempo necessário para se chegar ao destino com um veículo à velocidade de 80 km/h, por exemplo;
– quantidade de cada ingrediente necessário para o preparo de determinada receita;
– envolvimento com os números por meio de jogos educativos.
Percebeu quantas situações reais podem ser aproveitadas pelos professores da sua escola para ensinar matemática e suas operações aos alunos? Encoraje os profissionais a materializarem em exemplos os conceitos passados em aula para ajudar os educandos a visualizarem ideias abstratas.
Eventos que auxiliam os professores em sua didática
Você já percebeu o quanto a didática é fundamental para o ensino da matemática, certo? Então, está na hora de investir nos educadores da sua instituição, participando e incentivando-os a participarem de eventos que auxiliem a melhorar a didática na sala de aula.
É importante considerar que o aluno está em um processo de mudança constante, assim como suas necessidades de aprendizado. Por tal motivo, seria um erro a escola e o professor não se capacitarem continuamente para atender às novas demandas desse público.
Além disso, a matemática é uma disciplina que, por si só, requer certa desenvoltura do educador para se fazer entender na sala de aula e driblar a falta de interesse por parte da turma. Por isso, o desenvolvimento profissional é crucial para conceber novas metodologias de ensino, modernizar os métodos educativos na escola, atrair os alunos e ensiná-los com eficiência.
Outro ponto que merece atenção é com relação à valorização dada ao profissional no local em que desempenha suas funções. Um professor merece ser reconhecido por seu papel na educação, além de possuir ferramentas e tempo hábil para se planejar e preparar as aulas – assim, é mais fácil fazer com que o ensino da matemática não se torne algo chato ou desestimulante.
Enfim, é válido lembrar que o professor deverá estar bem fundamentado para que o ensino da matemática ocorra de modo adequado, estando apto a responder as inúmeras questões que poderão surgir em sala de aula, e comprovar a utilidade da disciplina no dia a dia das pessoas. Isso também será um ponto-chave para apresentar essa matéria ao aluno da forma como ela é: bela, intrigante e diversificada.
Quer ajudar a potencializar o ensino na sua escola? Entre em contato conosco!