É por meio do ensino de língua portuguesa que os alunos aprendem a ler, escrever e se comunicar. Por isso, estudá-lo de maneira eficiente é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
O conhecimento da língua portuguesa é, certamente, um dos mais importantes de se adquirir na idade escolar. É por meio dele que os alunos aprendem a ler, escrever e se comunicar. Por isso, estudá-lo de maneira eficiente é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
Com um vocabulário extenso e diversificado, uma pessoa pode se relacionar melhor com seus familiares e amigos, além de aumentar as chances de se destacar em processos seletivos e entrevistas de emprego.
Quer saber como inovar o ensino de língua portuguesa na sua escola? Continue a leitura!
Por que o ensino da língua portuguesa precisa ser renovado?
Apesar de sua importância, o ensino do português apresenta defasagens que precisam ser revistas. De maneira geral, a metodologia tornou-se engessada e não acompanha mais o ritmo informativo dos jovens da atualidade.
Além disso, o conteúdo é intensamente focado em provas de vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que acaba afastando o ensino da língua das situações cotidianas e da realidade dos estudantes. Consequentemente, a formação crítica sobre o idioma também é negligenciada.
Ao mesmo tempo, muitas modalidades de escrita são pouco trabalhadas ou, simplesmente, não são ensinadas durante a Educação Básica, como os textos jornalísticos, a redação publicitária, as crônicas e os roteiros audiovisuais.
Como inovar o ensino de língua portuguesa na escola?
Diante desse cenário, e levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas, como os gestores e professores podem inovar o ensino de português? Confira algumas sugestões a seguir:
Leitura e reflexão
A língua portuguesa é cheia de regras. E essas regras, por sua vez, repletas de exceções. Logo, a dinâmica de ensino e aprendizado do idioma é complicada, tanto do ponto de vista do professor quanto do aluno. Uma maneira de contornar essa situação é usando a leitura como mote para abordar a gramática.
Coloque os estudantes em contato com leituras que lhes despertem o interesse, com as quais eles se envolvam. Incentive-os a refletir e fazer anotações sobre o que leram. Em sala de aula, ao debater tais reflexões, aproveite para fazer correções e ensinar as regras gramaticais.
Interpretação de texto com base no histórico do autor
Saber interpretar textos é uma das habilidades mais importantes que uma pessoa vai desenvolver ao longo da vida. Por isso, ela precisa ser priorizada. Nesse ponto, um dos componentes que costumam passar despercebidos no ensino da interpretação é o contexto.
Usando o histórico do autor como guia, é possível contextualizar o conteúdo e evidenciar o sentido da mensagem. Por exemplo, ao trabalhar um livro em sala de aula, peça aos alunos que pesquisem sobre o autor, seu estilo e demais obras. Essa contextualização dará substância ao texto abordado e facilitará sua compreensão.
Relações entre acontecimentos atuais, literatura e escrita
Esperar que os adolescentes de hoje se interessem por textos de 50 anos atrás não é uma boa ideia. É preciso trazer os exemplos para os dias atuais, de maneira que eles se relacionem com as histórias. Utilize-se de acontecimentos recentes e procure por narrativas que se encaixem na realidade dos seus alunos.
Outra ideia bastante válida é incentivar o exercício da escrita em meios de comunicação modernos, cujas linguagens já são dominadas pelos jovens, como os blogs e as redes sociais. Uma possível atividade, nesse âmbito, é criar um espaço virtual em que a turma possa compartilhar textos, impressões e sugestões de leitura.
Ao repensar o ensino da língua portuguesa, é preciso ter em mente que o impacto dessa disciplina não se limita à experiência escolar. O que é trabalhado em sala de aula é levado para o cotidiano e pode moldar muitos aspectos da vida dos estudantes. Por isso, essas inovações são cada vez mais necessárias.
E você? Que outras sugestões você daria para inovar o ensino da língua portuguesa na sua escola? Compartilhe com a gente nos comentários!