Para inovar na educação infantil é preciso buscar informação. Por isso, selecionamos algumas dicas para oferecer ricas experiências sem precisar de muitos recursos em escolas públicas! Boa leitura!
A educação infantil – que atende crianças de 0 a 6 anos – é a porta de entrada para o processo escolar. As vivências desse período vão marcar a vida do aluno e podem ter influência em sua trajetória na escola e em seu papel como cidadão.
Dessa forma, é importante, nessa fase, envolver a criança através de meios inovadores que podem ir muito além de lousa, giz e carteira. É um período de descobertas, por isso os projetos devem instigar a curiosidade, a socialização e a autonomia dos pequenos.
Como fazer isso na escola pública? Acompanhe algumas dicas para inovar na educação infantil e oferecer ricas experiências sem precisar de muitos recursos! Boa leitura!
Adotar novas metodologias
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 pelo Ministério da Educação, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil incluem:
– convivência com outras crianças e adultos;
– brincadeiras variadas e em diferentes espaços;
– participação ativa na gestão escolar e em atividades propostas pelo educador;
– exploração de formas, sons, movimentos, gestos, palavras, elementos da natureza, entre outros;
– conhecimento e construção de sua identidade pessoal, social e cultural.
Como se vê, é um ensino voltado para a atenção integral à criança, por isso as práticas pedagógicas devem valorizar a experiência do aluno. Dessa maneira, é importante dar atenção às novas metodologias, que atendam a necessidade da criança de forma global e que, nesse contexto, despertem o interesse e a paixão pelo aprendizado.
A Gênios Educacional, por exemplo, trabalha nesse sentido com metodologias inovadoras para o ensino de Português e Matemática. A ideia é que a aprendizagem ocorra de forma leve e divertida e que esteja alinhada aos fatos do cotidiano de maneira que faça sentido para eles.
Explorar novos espaços
As crianças querem explorar o mundo, então por que a educação infantil precisa ficar restrita às quatro paredes da sala de aula? O educador deve levar a criança para conhecer outros espaços da escola, além de mantê-la próxima à natureza, ao montar e cuidar, por exemplo, de uma horta comunitária.
Outra ideia é fazer um passeio pelo bairro – uma oportunidade para aprender sobre a situação social do entorno, os meios de transporte, as placas de sinalização, o comércio etc.
Usar exemplos do dia a dia
Os alunos perdem o interesse quando o conteúdo ensinado na escola parece algo distante de sua realidade. Por isso, a escola deve pensar em transmitir o conhecimento utilizando exemplos do cotidiano da criança. Que tal ensinar a contar as peças do brinquedo de montar que já está na sala de aula, em vez de apenas escrever os números na lousa?
Ou ainda, que tal demonstrar a Matemática utilizando dinheiro de mentira para ensinar as operações de adição e subtração? O professor pode pedir para as crianças trazerem de casa caixas de leite e garrafas PET vazias e montar um supermercado de brincadeira para que elas possam fazer compras.
Envolver a comunidade escolar
Segundo pesquisa da ONG Todos Pela Educação, de 2014, apenas 25% dos pais acompanham de perto a vida escolar dos filhos. Muitos nem conhecem a estrutura escolar ou as atividades que as crianças realizam.
A escola precisa aproximar os pais e responsáveis para que eles estejam engajados no desenvolvimento de seus filhos e possam participar mais ativamente de reuniões, projetos, eventos e também de atividades propostas em casa.
A criança vai se sentir mais segura e terá mais entusiasmo para frequentar a escola e realizar o que é proposto, porque sabe que sua família está próxima.
Desenvolver projetos
Para inovar na educação infantil o professor pode também desenvolver projetos, ou seja, escolher um tema para ser trabalhado durante um mês, bimestre ou semestre com as crianças – de acordo com uma sequência didática que estimule sua participação e criatividade.
É um método que vai incentivar a autonomia, o senso crítico e o trabalho em equipe, tendo em vista que os pequenos devem ser os protagonistas das atividades, inclusive na escolha do tema – que pode ser sobre natureza, alimentos, folclore, ou lixo, por exemplo, sempre com um enfoque que atenda a faixa etária da turma.
Exercitar a imaginação
A criança precisa exercitar a imaginação para ampliar seu universo e para desenvolver seus pensamentos e sua linguagem. Dessa maneira, a escola deve ser um espaço para brincadeiras e outras formas de estimular a fantasia dos pequenos. Veja algumas dicas para esse tipo de atividade:
– montar peças de teatro, o que vai permitir também a expressão verbal e corporal;
– propor brincadeiras com fantoches;
– promover contação e criação de histórias;
– realizar brincadeiras com caixas de papelão, massinha e outras sucatas a fim de que possam criar.
Desenvolver competências socioemocionais
De nada adianta o aluno tirar nota 10 em todas as disciplinas, mas ter vergonha de se expressar ou não conseguir trabalhar em grupo. Atualmente, além do conhecimento acadêmico, é necessário desenvolver as habilidades socioemocionais, ainda na educação infantil.
Desse modo, é importante que a escola volte sua atenção para alguns aspectos relativos ao desenvolvimento pessoal do aluno, como:
– comunicação;
– empatia;
– colaboração;
– proatividade;
– pensamento crítico;
– perseverança.
A ideia é que a criança aprenda a se conhecer melhor e conhecer o outro, entenda a importância de ajudar o colega com alguma dificuldade, consiga expor seu ponto de vista, saiba que errar é humano e que pode melhorar da próxima vez, entre outras lições para a vida.
Para isso, o professor pode colocar os alunos em roda e discutir sobre uma série de temas, propor atividades lúdicas, trabalhos em grupos e outras interações. Desenvolver essas competências será importante para a vida escolar e profissional do aluno, além de auxiliá-lo a enfrentar os desafios impostos pela sociedade no futuro.
Viu só como é possível inovar na educação infantil sem depender de equipamentos altamente tecnológicos ou materiais muito específicos? O importante é que a escola e o professor valorizem as experimentações, ou seja, as diferentes formas de contato que a criança tem com o ambiente, para que possa se desenvolver de forma saudável.
Ficou interessado em adotar metodologias diferenciadas que desenvolvam seus alunos de forma global? Entre em contato conosco e conheça um trabalho inovador na educação!