Saiba porque a formação continuada de professores é uma estratégia fundamental para transformar o projeto pedagógico de sua escola!
A educação está entre as áreas do conhecimento que mais passa por transformações, pois acompanha uma sociedade plural e em constante metamorfose. Por isso, para que os profissionais que trabalham em sala de aula tenham condições de se manter atualizados, a formação continuada de professores deve ser pauta presente no cotidiano pessoal e profissional.
A escola tem por obrigação contribuir para o desenvolvimento de seus mestres, com um projeto único que os capacite, tanto para desenvolver as melhores práticas educativas quanto para dialogar com os alunos e fomentar a construção do pensamento crítico.
Que tal entender mais sobre a importância da formação continuada de professores e transformar a realidade de sua escola? Acompanhe este artigo.
O que é formação continuada de professores?
Em virtude das mudanças de paradigmas na sociedade, a formação continuada de professores tornou-se condição indispensável para uma atividade docente que promova uma aprendizagem significativa e capaz de promover o desenvolvimento integral dos alunos.
Em síntese, trata-se de um processo permanente de aperfeiçoamento, realizado por iniciativa individual, mas principalmente mediado e estimulado pela escola. Com o advento da era digital, que gerou impactos em toda a sociedade e fez ascender uma geração amplamente tecnológica, inquieta e interativa, o professor teve de abandonar o tradicionalismo e abraçar novas formas de atuar.
Mas para ter a eficácia esperada, todas as ações idealizadas pela escola com esse objetivo precisam ser significativas para o professor e se aproximar do cotidiano da sala de aula: bullying, diversidade cultural, questões de gênero, meio ambiente, dificuldades de aprendizagem, influência da família e técnicas de ensino estão em pauta. O leque de assuntos é tão abrangente que não caberia nestas linhas.
Sendo assim, a formação continuada de professores não deve ser voltada excessivamente a aspectos normativos e desvinculada da prática. Por isso, ao pensar uma agenda de formação continuada para seu corpo docente, sempre leve em conta pelo menos 3 aspectos:
- Esteja ciente das necessidades reais do cotidiano de seus professores.
- Valorize o saber individual e a experiência de cada profissional, a fim de trazer elementos realmente significativos, que complementem sua bagagem de conhecimento.
- Proporcione uma integração eficaz entre teoria e prática de ensino.
Dessa forma, você conseguirá abranger as dimensões fundamentais para um processo de formação continuada efetivo: científico, pedagógico e pessoal.
Quais os benefícios para o processo de ensino-aprendizagem?
A formação continuada de professores é imprescindível para garantir um ensino mais engajado com as questões contemporâneas e atento à realidade individual dos alunos. Confira alguns benefícios para a prática educativa:
- alinhamento da prática de sala de aula com as diretrizes do projeto político-pedagógico;
- organização de novas metodologias de ensino;
- conhecimento dos obstáculos de aprendizagem e necessidades individuais dos alunos;
- melhor gestão da sala de aula;
- adesão às novas tecnologias de ensino;
- melhor integração do corpo docente com a gestão escolar;
- aprofundamento do conhecimento geral dos professores;
- criação de um processo educativo mais envolvente.
Como implantar a formação continuada de professores em sua escola?
Antes de definir ações, é preciso conhecer a comunidade escolar e as necessidades dos alunos e professores, além das lacunas e desafios a serem enfrentados. Para tanto, faça um profundo exame de sua realidade e, preferencialmente, conte com o auxílio do próprio corpo docente.
Uma vez alcançado um diagnóstico, crie uma comissão para elaborar uma agenda de encontros, atividades e planejamento para a formação. Para tanto, podem ser elaborados temas centrais a serem desenvolvidos por meio de palestras, reuniões, visitas técnicas, grupos de estudo, entre outros.
Distribua as atividades ao longo do ano, mas procure realizar encontros maiores a fim de promover o convívio e o intercâmbio de ideias entre os docentes dos diversos níveis. Ao final de cada ciclo de atividades, colha opiniões dos participantes e, periodicamente, certifique-se de que os objetivos estejam sendo alcançados no cotidiano escolar.
A formação continuada de professores é uma estratégia fundamental para você transformar o projeto pedagógico de sua escola e aumentar o engajamento de toda a comunidade escolar com o ensino. O resultado? Cidadãos críticos e mais bem preparados para o futuro.
Gostou deste conteúdo? Então, promova a discussão desse tema ao compartilhar este artigo em suas redes sociais!