Apesar de ser um jogo simples o tetris tem caráter educativo e oferece uma série de vantagens para os jogadores. Confira quais são elas!
Video games são temas controversos quando o assunto é metodologia pedagógica. Eles sempre ficaram em segundo plano, principalmente quando comparados a jogos estratégicos e de raciocínio lógico, como o xadrez. Entretanto, apesar de carregarem o estigma de um simples passatempo, eles têm ganhado força e desempenhado papéis importantes no meio educacional.
Nesse sentido, games simples como o tetris são ferramentas extremamente valiosas, tanto no desenvolvimento de habilidades e competências quanto no engajamento dos alunos na sala de aula — algo difícil de obter, até para professores mais experientes.
Para saber mais sobre o funcionamento do tetris e como ele beneficia os jogadores, continue lendo este post!
O que é tetris?
Trata-se de um jogo desenvolvido em 1984 por Alexey Pajitnov, na então União Soviética. Ele funciona assim: na tela, são apresentadas algumas peças formadas por quatro blocos (daí o nome do game, que deriva do prefixo “tetra”), dispostos de maneira predeterminada. O objetivo do jogador é girar e empilhar essas peças para formar linhas, que são desintegradas e abrem espaço para mais peças. Tudo isso enquanto toca uma música bem característica do game.
O jogo era vendido para computadores desde o seu desenvolvimento, mas alcançou popularidade a partir do seu lançamento para o Game Boy em 1989, um console portátil popular na década de 1990. Daí em diante, o jogo se tornou o mais vendido de todos os tempos da indústria do videogame, graças à simplicidade e à facilidade de ser jogado.
Como o tetris beneficia os jogadores?
Ainda que seja um game acessível e aparentemente trivial, o tetris tem caráter educativo e oferece uma série de vantagens para os adeptos desse passatempo. Quer entender melhor? Confira a seguir.
Torna o cérebro mais eficiente
Uma pesquisa publicada em 2009 testou os efeitos do tetris sobre o cérebro. Após uma rotina de meia hora diária de jogo durante 3 meses, foi possível observar um aumento da massa cinzenta no córtex cerebral dos participantes da pesquisa, constatado por meio do exame de ressonância magnética.
Isso ocorre porque o córtex é a área do cérebro responsável pelo processamento da linguagem, memória e raciocínio, e é estimulado graças à exposição contínua ao jogo. Além de aumentar o metabolismo cerebral, o tetris também estimula a coordenação motora, a percepção visual e o planejamento estratégico, por exigir movimentos ágeis para solucionar problemas espaciais.
Promove o controle emocional
Para pessoas que passam por momentos de ansiedade, o tetris é um grande aliado no alívio dos sintomas. Por meio do estímulo visual e do objetivo de montar os quebra-cabeças, o jogador consegue reduzir os níveis de agitação e evita atitudes impulsivas, como comer em excesso. Além disso, o game serve também como uma atividade terapêutica para diminuir vícios como o cigarro, distraindo o jogador e ajudando a controlar a necessidade da toxina.
Melhora o foco e a concentração
Devido à simplicidade e ao fácil entendimento do modo de jogar, o tetris é extremamente imersivo. Isso impede que eventos externos ao game desviem a atenção do jogador, principalmente em razão do grande número de cores e formas variadas.
Ao cumprir o objetivo do jogo e desintegrar uma ou várias linhas, o jogador experimenta sensações de satisfação, de modo que ele mantenha o hábito de jogar por mais tempo e, assim, continue treinando o foco.
Previne transtornos mentais
Outra vantagem de jogar tetris é que, graças ao estímulo visual, o cérebro sobrepõe as imagens e cores do jogo no processo de formação de imagens. Com isso, pessoas portadoras de transtorno de estresse pós-traumático enfrentam menos ocorrências de flashbacks involuntários dos eventos desencadeantes.
Por trás das mecânicas relativamente simples de empilhar peças e desmontar linhas, o tetris é um recurso surpreendentemente valioso e até inovador. Contrariando o senso comum a respeito dos games eletrônicos, ele é uma prova da relevância que os jogos têm no aprendizado de novas habilidades, no aprimoramento de competências e até no controle de comportamentos e emoções prejudiciais. Tudo por meio da mais despretensiosa diversão.
E então, você já conhecia todos esses benefícios do tetris? Compartilhe esse texto com seus colegas e ajude a disseminar a informação e mudar a perspectiva sobre os video games!