Quer entender melhor o que são as diretrizes da BNCC e como aplicá-las em sala de aula? Confira nosso post!
Com o intuito de elevar a qualidade da educação e reduzir desigualdades no ensino do Brasil, e de nortear os currículos de escolas públicas e privadas da educação básica, foi criada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O documento estabelece um conjunto fundamental de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que os estudantes devem desenvolver por meio do ensino-aprendizagem. O destaque é para as 10 competências gerais da BNCC, que contemplam todas as dimensões do desenvolvimento humano – cognitiva, acadêmica, intelectual, cultural, social e emocional.
Quer entender melhor o que são essas diretrizes e como aplicá-las em sala de aula? Confira nosso post!
O que é BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define as aprendizagens essenciais (conhecimentos, habilidades e atitudes) a serem desenvolvidas em todas as etapas da educação básica.
São diretrizes que normatizam os currículos de sistemas e redes de ensino de todas as escolas públicas e privadas do país.
Apesar de a criação de uma base comum estar prevista desde a Constituição Federal de 1988, e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, somente em 2014 foi definida como meta pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
As escolas precisam estudar os pontos do documento e fazer um planejamento, pois têm ate 2020 para implantar a BNCC nos Ensinos Infantil e Fundamental e, até 2022, no Ensino Médio.
O que são e para que servem as competências gerais da BNCC?
A BNCC traz 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas na escola, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para o mercado de trabalho e os desafios da vida diária.
O propósito é uma educação voltada para uma formação humana integral de crianças e adolescentes, visando uma sociedade mais democrática, justa, sustentável e inclusiva. Quer conhecer as competências gerais da BNCC? Veja a seguir:
Conhecimento
Visa a explorar os conhecimentos que a humanidade já produziu para entender e explicar a realidade. Trata-se de utilizar e valorizar o repertório relacionado ao mundo físico, social, cultural e digital.
A ideia é construir um currículo motivador, em que jovens e crianças tenham vontade de aprender, e questionem a utilidade e de que maneira esse conhecimento pode ser aplicado em seu dia a dia.
Pensamento científico, crítico e criativo
Objetiva trabalhar o método científico, instigando a curiosidade, reflexão, formulação de hipóteses, interpretação de dados e resolução de problemas, de modo crítico e criativo, para que a realidade seja compreendida sob diferentes perspectivas.
Repertório cultural
Busca criar oportunidades para que os alunos tenham acesso aos bens culturais, dos locais aos mundiais. O intuito é que eles saibam como valorizar e fruir as diferentes manifestações culturais e desenvolvam a sensibilidade para a arte e a cultura.
Comunicação
Utiliza a linguagem verbal, escrita, digital (blogs e vídeos, por exemplo), de sinais, visual, corporal, entre outras, de forma a desenvolver a capacidade de escutar, compreender, argumentar, expressar sentimentos e ideias, além de trocar experiências em diferentes contextos.
Cultura digital
Capacidade de o aluno desenvolver conhecimento sobre o mundo da tecnologia da informação e comunicação.
É importante que entenda como funciona cada dispositivo ou programa, saiba lidar com as ferramentas de forma ética e aprenda a buscar informações nesse universo digital. É essencial que tenha também uma visão crítica dos impactos dessas inovações na sociedade, meio ambiente, economia etc.
Trabalho e Projeto de Vida
Busca desenvolver a habilidade da criança ou adolescente em gerir a própria vida (acadêmica, profissional e pessoal) com liberdade e autonomia. É importante saber como traçar metas, definir sonhos, fazer escolhas e realizar planejamentos.
A escola deve trabalhar as competências emocionais, como persistência, paciência e resiliência (capacidade de se manter firme mesmo em momentos desfavoráveis).
Argumentação
Visa a reunir elementos, evidências, dados e números para criar um bom argumento e defender ideias. Porém, sempre com a preocupação de não ferir direitos humanos, de integrar a diversidade e respeitar o meio ambiente.
Autoconhecimento e autocuidado
É fundamental que o aluno conheça seu corpo e emoções, saiba como cuidar de sua alimentação e conheça hábitos para melhorar a qualidade de vida. É importante entender também sua identidade na diversidade humana, reconhecendo as emoções e as escolhas.
Empatia e cooperação
Propõe o exercício da convivência, de colocar-se no lugar do outro, de entender as diferenças e conseguir realizar um trabalho cooperativo.
Responsabilidade e cidadania
Competência referente ao desenvolvimento social, para o qual o aluno deve conhecer o mundo, seus direitos e deveres, entender seu papel como cidadão e ser um agente de transformação na sociedade.
Como aplicar tais competências na rotina escolar?
As competências gerais da BNCC visam a assegurar aos alunos uma formação humana integral, por isso a ideia não é separá-las em aulas diferentes. O importante é trabalhá-las no cotidiano escolar, tanto nas disciplinas como nos projetos e na convivência diária entre alunos, professores e toda a comunidade.
O objetivo não é avaliar o desempenho dos alunos em relação a esses saberes, habilidades e atitudes, já que são aspectos relacionados ao desenvolvimento pessoal. O propósito é que cada um se autoconheça e possa trabalhar ao máximo suas potencialidades.
A escola pode elaborar projetos para desenvolver as competências, como:
- construção de uma horta coletiva para trabalhar a cooperação, cuidado com o meio ambiente e pensamento científico, verificando, por exemplo, quais mudas floresceram;
- trabalhar a comunicação, cultura digital e colaboração, propondo a criação de um blog com textos da turma;
- explorar atividades do tipo “mão na massa”, com sucata para a realização de testes de materiais e também para a criação artística.
Os professores podem incentivar os alunos a buscarem conhecimento sobre determinado tema e incentivar o debate em sala de aula. É importante desenvolver sua habilidade de atenção, argumentação e raciocínio.
As competências podem estar presentes em todas as disciplinas. O professor deve ter o cuidado de colocar o aluno como protagonista no processo de aquisição do conhecimento, despertando sua curiosidade e senso crítico. É interessante que a família também tenha participação no desenvolvimento dessas competências.
Formar um novo aluno – mais consciente de si mesmo e de seu papel na sociedade, desenvolvendo não só o seu aspecto cognitivo, mas também o emocional, social e cultural – é uma das finalidades das competências gerais da BNCC que, em breve, serão obrigatórias nos projetos pedagógicos das escolas de todo o país.
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