Qual o papel do professor na motivação dos alunos?

Saiba como manter os seus alunos motivados e envolvidos, tornando as aulas e os conteúdos mais atrativos!

Para que o processo de aprendizagem seja eficiente é fundamental garantir a motivação dos alunos. Mas como o professor pode fazer isso? Como tornar a escola e as aulas interessantes?

Principalmente na escola pública, conseguir o engajamento e entusiasmo do aluno é um desafio, no entanto há maneiras de envolver a turma sem a necessidade de recursos especiais.

Neste post mostramos o papel do professor nesse processo e as formas de garantir a motivação dos alunos. Confira!

Por que o professor deve se preocupar com a motivação dos alunos?

É compromisso do aluno ir todos os dias à escola. É lá que ele vai se desenvolver de forma acadêmica e pessoal e, assim, conseguir uma profissão e ser um bom cidadão, capaz de fazer a diferença na sociedade.

Mas, para que isso ocorra, ele precisa ter ânimo de assistir às aulas. De nada adianta ele frequentar a escola diariamente, mas ficar distante, com a cabeça longe, ou pior, abandonar os estudos pelo desinteresse.

Dessa maneira, é fundamental que o professor busque meios de motivar o aluno, de modo a tornar a aula e o conteúdo atrativos. Assim, será possível despertar o interesse, curiosidade e prazer pelo aprendizado.

Quais as formas de conseguir engajar a turma?

Principalmente no sistema público, em que o educador trabalha com falta de recursos, pode parecer tarefa complicada motivar os alunos. No entanto, com pequenas mudanças no modo de conduzir as aulas e no tipo de atividade proposta, é possível engajar a turma. Veja a seguir.

Adotar uma postura positiva

O professor deve ter uma postura positiva em relação à escola e ao desempenho dos alunos. Em vez de colocar medo na turma, destacando, por exemplo, que a falta de estudos vai prejudicar a entrada no ensino superior e a carreira, é recomendado abordar a questão enfatizando que o empenho nas aulas vai garantir o sucesso profissional.

O educador deve deixar claro que todos são capazes, apesar de cada um ter um ritmo de aprendizagem. Outro ponto é tratar os erros como algo natural, incentivando novas tentativas e auxiliando no que for preciso até que o aluno consiga resolver o problema.

Aproximar o conteúdo da realidade do aluno

Quando as disciplinas estão muito distantes do dia a dia do aluno, a aula fica desinteressante. Assim, é função do educador trazer os temas trabalhados para a realidade do estudante. Por exemplo: a porcentagem na matemática pode ser demonstrada com um produto que está à venda no supermercado e tem um desconto.

Melhorar a comunicação em sala de aula

Para que a turma se sinta motivada é importante melhorar a comunicação entre professor e alunos. É necessário adotar uma comunicação horizontal, em que as duas partes estão em nível de igualdade e podem relatar todos os problemas sem constrangimento.

Estar aberto para ouvir os alunos, ser empático, entender as dificuldades ou outros problemas também pode ajudar na motivação da classe.

Permitir o protagonismo do estudante nas atividades

Uma forma de motivar o estudante é permitir que ele seja o protagonista do processo de aprendizagem. Desse modo, consegue ter mais interesse no tema tratado.

O professor pode propor debates, deixando o aluno expor sua opinião e dúvidas ou pensar em atividades do tipo mão na massa, utilizando, por exemplo, sucatas. Pode também, ao elaborar projetos, pedir a sugestão de ideias da turma.

Como esse processo influencia no aumento da autoestima do aluno?

Quando o aluno vê sentido nas aulas e sabe que é capaz de aprender e superar as dificuldades, fica com a autoestima elevada. Com isso, ele se sente seguro e confiante, descobre quais são seus potenciais e consegue traçar planos para o seu futuro, estando ciente da importância da escola e do professor em todo esse processo.

O professor tem meios de trabalhar a motivação dos alunos. Para isso, é importante deixar a autoridade de lado, mostrar-se disponível para ouvir cada um, aproximar as disciplinas do cotidiano da turma e permitir a participação ativa de jovens e crianças nas atividades.

Gostou das nossas dicas para engajar os alunos? Confira outros temas como este seguindo as nossas páginas no Facebook e Instagram!

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Por Deiver Greboggy – Psicólogo, Pedagogo e Consultor Pedagógico Gênios Educacional Tempo estimado de leitura: 8 min. Este artigo é para as famílias preocupadas com o desenvolvimento dos filhos por causa da falta de autonomia e responsabilidade nas crianças. Vamos entender o significado de autonomia e responsabilidade? Autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas […]

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!