A matemática é responsável por desenvolver raciocínios importantíssimos para todas as outras áreas. Mas afinal, como isso começou?
O ensino de matemática é, sem dúvidas, um dos temas mais importantes de todo o currículo escolar. Essa disciplina é responsável por desenvolver raciocínios importantíssimos para todas as outras áreas, incluindo as Ciências Humanas, e faz parte de nosso dia a dia até mesmo nas mais simples atividades. Mas afinal, como isso começou?
É importante conhecermos a origem do ensino da matemática em nossa sociedade, a fim de compreender melhor a sua significância ao longo da história, e também como fonte de curiosidade e conhecimento, que podem ser transmitidos aos alunos e, quem sabe, deixá-los mais interessados por esse assunto.
Pensando nisso, preparamos um texto com algumas informações interessantes sobre o ensino da matemática em sala de aula. Assim, você ficará bem informado sobre essa disciplina tão importante e ao mesmo tempo tão incompreendida. Boa leitura!
Qual é a origem do ensino de matemática nas escolas?
A história da matemática é bastante longa e teve início há milhares de anos. Há, inclusive, achados históricos que datam de quase 2.000 anos antes do nascimento de Cristo, pertencentes às civilizações egípcias e babilônicas. Isso mostra que o interesse pelos números e suas relações fundamentais é algo que está presente em nossa sociedade desde os primórdios.
Apesar disso, o ensino dessa disciplina nas salas de aula foi praticamente ignorado por muitos séculos. A sua aplicação só começou efetivamente ao final do século XVIII, com a eclosão da Revolução Industrial na Europa. Nesse período, tornou-se imprescindível que as crianças tivessem noções de Ciências Exatas, graças às demandas da época e do contexto histórico.
Quais são as diferenças entre a matemática antiga e a dos dias atuais?
O ensino da matemática passou por diversas alterações ao longo dos tempos. No início, a disciplina era abordada com um viés mais simples, que visava apenas o desenvolvimento do raciocínio lógico e de relações básicas entre os números.
No entanto, com o passar dos anos, diversas abordagens foram utilizadas para ensinar essa matéria nas salas de aula. Muitas delas foram descartadas, pois utilizavam uma linguagem muito avançada e incompatível com a realidade dos estudantes da época.
Com o fim da Guerra Fria, no entanto, as nações começaram a padronizar o ensino da matemática. No Brasil, a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) criou diretrizes e parâmetros específicos para o ensinamento matemático como o conhecemos hoje.
Como o professor pode tornar o aprendizado dessa matéria mais agradável?
Abordar a matemática em sala de aula é um tanto quanto complicado, já que muitos estudantes têm uma certa resistência a esse tema. No entanto, não é impossível deixá-los interessados e engajados. A seguir, veremos algumas dicas interessantes:
- crie atividades diferentes;
- utilize diversas artimanhas, como filmes, desenhos e brincadeiras;
- faça passeios de campo e mescle-os com a disciplina;
- tenha uma abordagem tranquila;
- mostre que não há razão para temer essa matéria;
- sempre que possível, faça aulas diferentes, mostrando a importância da matemática no dia a dia e suas aplicações práticas.
Dialogar com os estudantes é fundamental, independentemente da faixa etária em que eles se encontram. Para ensinar a matemática de maneira eficaz, é imprescindível fazer com que a turma esteja realmente engajada e sem medo de aprender!
Agora que você já conhece a história do ensino de matemática nos colégios, que tal conversar com os seus alunos sobre esse assunto? Assim, eles poderão compreender melhor a importância dessa matéria e se empenhar mais em seu aprendizado, compreendendo que não há “bicho de sete cabeças’’ nessa disciplina! A metodologia utilizada em sala de aula faz toda a diferença no desempenho da turma. Por isso, escolher a melhor abordagem, especialmente quando falamos de matérias tidas como “difíceis’’ pelos alunos, é algo fundamental. Conheça o Método Gênios e observe as suas vantagens no desenvolvimento de habilidades que têm tudo a ver com a matemática!