É interessante enfatizar aos pequenos, desde cedo, a importância do ensino da matemática, já que ela sempre estará presente em nosso cotidiano.
Para muitos jovens, o aprendizado da matemática é, simplesmente, aterrorizante — há quem a considere complicada ou impossível de ser entendida. É comum depararmo-nos com alunos alfabetizados que encontram dificuldades na assimilação de conceitos básicos relacionados a ela.
Por esse motivo, é interessante enfatizar aos pequenos, desde cedo, a importância dessa disciplina, já que ela sempre estará presente em nosso cotidiano. Estimular sua compreensão precocemente é essencial para que eles consigam assimilar conceitos matemáticos positivos para suas vidas.
Você se interessou pelo assunto? Então, atente ao conteúdo a seguir — apresentamos quatro benefícios de ensinar matemática para crianças. Acompanhe agora!
1. A formação de jovens com mente aberta
Você sabia que a matemática tem o poder de incentivar estudantes a adquirir uma mente mais aberta? A disciplina contribui para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, além de auxiliá-las a encarar de maneira positiva problemas e situações complicadas. Com isso, tornam-se mais flexíveis, independentes e preparadas para enfrentar os dilemas reais do dia a dia.
2. O domínio de conhecimentos relacionados à educação financeira
As inúmeras taxas de juros, inflação, financiamentos, empréstimos e rendimento de poupança, entre outros, investimento, são alguns assuntos que permeiam o cotidiano financeiro de muitas pessoas. No entanto, os tópicos geram dúvidas ou receios, confundindo até mesmo adultos.
Uma maneira de esclarecê-los é introduzir, desde cedo, o ensino de conceitos básicos de economia e finanças na educação das crianças. Dessa forma, será mais fácil fazê-las assimilar o cenário econômico do país e do mundo — além de questões relacionadas a consumo, dinheiro e orçamento, por exemplo.
O contato precoce com tais saberes assegura que, no futuro, os pequenos tenham uma vida financeira mais saudável e equilibrada. E ainda que se tornem adultos conscientes, menos endividados e mais empoderados economicamente.
3. O desenvolvimento da concentração
O aprendizado da matemática requer bastante concentração e dedicação à disciplina. Desse modo, distrações atrapalhariam a compreensão de conceitos e fórmulas, gerando dificuldades.
O poder de concentração da criança melhora consideravelmente, com o tempo, e os benefícios são estendidos para outras atividades, sejam ligadas à resolução de problemas matemáticos, ou não.
4. A construção da autoconfiança
Há uma grande satisfação em perceber que conseguimos resolver questões complicadas, não é verdade? Com os pequenos funciona exatamente da mesma maneira.
O ensino da matemática para crianças desenvolve a autoconfiança, e o resultado é ainda melhor, quando há a oportunidade de participar de competições de conhecimento, por exemplo.
Agora que você já conhece as vantagens do ensino da matemática para crianças, saiba que o papel do professor é fundamental para formar alunos apaixonados pela disciplina. Com motivação e empenho, é possível mostrar aos jovens que a matéria não é um bicho de sete cabeças — e será fundamental para maximizar o potencial emocional e intelectual deles.
Você gostou deste post? Então, o que acha de aperfeiçoar o ensino da matemática por meio de uma aprendizagem atenta às verdadeiras necessidades de seus alunos? Fale conosco agora e conquiste um grande diferencial para a sua comunidade escolar!