7 práticas de gestão da inovação que vão ajudar sua escola

Essa prática é bastante recente, mas tem feito toda a diferença. Confira algumas dicas para tornar a gestão da inovação uma realidade no dia a dia das escolas brasileiras!

Você sabe o que é a gestão da inovação? Essa prática é bastante recente, mas tem feito toda a diferença na estruturação de empresas dos mais diversos segmentos e também aberto muitas portas para que os processos nesses estabelecimentos melhorem consideravelmente. Felizmente, essa estratégia também pode ser aplicada em instituições de ensino.

A gestão de inovação caracteriza-se por uma análise criteriosa dos processos de determinado negócio, a identificação de pontos fracos e fortes e o posterior preenchimento de “lacunas” com o uso de estratégias inovadoras, a fim de melhorar aquilo que não funciona tão bem.

Nas escolas, especialmente na rede pública de educação, é normal que se observe um certo déficit de inovação em muitas áreas. Isso se dá devido à falta de infraestrutura de boa parte dos colégios. Mas com algum planejamento é possível tornar os colégios mais eficazes e trazer melhores oportunidades de ensino para os estudantes do local.

Confira, a seguir, algumas dicas importantes para tornar a inovação uma realidade no dia a dia das escolas brasileiras!

1. Analise as práticas do mercado de educação

Uma das melhores maneiras de inovar na educação é observar o que está sendo feito no mercado naquele momento. Para isso, observe atentamente os seus concorrentes e confira o que eles fazem de melhor. Assim, você terá uma boa noção do que pode ser feito para melhorar o ensino e a gestão em sua escola e não ficar para trás.

2. Faça uma profunda análise do seu negócio

Autoavaliação e autocrítica são dois pontos fundamentais para qualquer tipo de negócio. Por isso, analisar profundamente os aspectos de seu colégio e observar as debilidades e os êxitos da instituição é uma excelente estratégia para definir o que precisa ser mudado e o que pode ser mantido.

3. Trabalhe a cultura da inovação no ambiente de trabalho

Para fazer uma boa gestão da inovação, não basta apenas sugerir que as mudanças sejam feitas. É necessário também trabalhar para que o espírito inovador seja parte dos valores de seu negócio e que essa camisa seja vestida por toda a equipe, que trabalhará em conjunto para encontrar alternativas inovadoras para os processos.

4. Dialogue com os alunos e seus responsáveis

Além da equipe, os clientes de sua empresa (no caso, os alunos e seus responsáveis) também devem estar a par das técnicas inovadoras e de sua importância. Por isso, no dia a dia, estimule o diálogo sobre esse tema para que as mudanças sejam aceitas de maneira mais tranquila e com um maior engajamento de ambas as partes.

5. Invista na automação de processos

A utilização da tecnologia na gestão de uma escola é fundamental para que os processos se tornem mais ágeis, precisos e seguros. Isso traz muito mais qualidade de vida para o ambiente de trabalho e faz com que o serviço prestado seja mais eficiente, melhorando a satisfação dos clientes.

6. Faça uso da gamificação

Para colocar a inovação em prática, que tal fazer uso de estratégias ousadas no ensino? Dessa forma, todos saem ganhando! A gamificação é uma alternativa interessante, pois trabalha com uma tecnologia que desperta o interesse dos alunos e simultaneamente ensina-lhes os conteúdos de maneira inovadora.

7. Utilize novas técnicas de ensino e aprendizado

Outra maneira de trabalhar a inovação em sala de aula é utilizar metodologias diversas, que quebram o padrão de aula ao qual estamos habituados. Os métodos STEM e STEAM, por exemplo, são boas opções, mas há muitas outras que podem ser inseridas no cotidiano de uma escola!

Gostou de conhecer a gestão da inovação? Investir em cuidados e estratégias para tornar uma instituição de ensino mais inovadora é fundamental para que a sua escola não perca em competitividade. Além disso, isso faz com que alunos tenham acesso às novidades que os deixarão mais perto de uma carreira de sucesso no futuro.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos que dizem respeito à educação no Brasil e ficar por dentro das melhores estratégias para desenvolver o ensino nas escolas, assine nossa newsletter! Assim, você receberá todas as publicações diretamente em seu e-mail. Até a próxima!


Compartilhe:

Notícias relacionadas

Por Deiver Greboggy – Psicólogo, Pedagogo e Consultor Pedagógico Gênios Educacional Tempo estimado de leitura: 8 min. Este artigo é para as famílias preocupadas com o desenvolvimento dos filhos por causa da falta de autonomia e responsabilidade nas crianças. Vamos entender o significado de autonomia e responsabilidade? Autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas […]

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!