Como ensinar matemática para crianças de maneira eficiente?

A matemática é uma das disciplinas menos apreciadas do currículo. Como reverter esse quadro ainda na infância e ensinar de maneira eficaz?

Historicamente, fazer jovens e adultos gostarem de matemática é desafiador. Tanto que pesquisadores, ao redor do mundo, discutem as razões que levam estudantes de diversas faixas etárias a terem essa disciplina como uma das menos apreciadas do currículo. Como, então, reverter esse quadro ainda na infância e ensinar matemática para crianças de maneira eficaz?

A grande questão não é a disciplina em si, mas sim, a forma de abordá-la. No Brasil, um dos exemplos dos graves problemas no ensino da matemática tem seu reflexo, principalmente, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e enfatiza um abismo entre o ensino público e o privado.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo sobre o Enem 2017, a média geral em matemática das escolas estaduais estava mais de 90 pontos atrás da média das escolas privadas.

A consultoria educacional britânica Essays UK afirmou que algumas razões para isso são: falta de estímulo, pouca vivência prática, baixa empatia com os professores, didática ruim ou poucos materiais de trabalho para os docentes, traumas nas primeiras experiências com a disciplina, falta de confiança em memorizar fórmulas e conceitos, classes barulhentas e congestionadas.

Pensando em ajudá-lo a vencer esses problemas, redigimos este artigo com estratégias lúdicas e que trazem resultados reais na construção do conhecimento de seus alunos. Confira!

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são excelentes para que as crianças aprendam diversos conceitos de administração financeira e saibam gerenciar conflitos. Além disso, eles incentivam o pensamento lógico, a criação de hipóteses, o planejamento, o desenvolvimento de estratégias para a solução de problemas, noção espacial e até como decifrar códigos e algoritmos.

Quebra-cabeças

O objetivo do quebra-cabeça todos sabem: desmembrar aquele emaranhado de peças e organizá-las até que resultem em uma forma. No ensino da matemática, várias competências podem ser desenvolvidas, a começar pela própria noção espacial e de proporção. Além disso, é possível construir na própria escola quebra-cabeças temáticos para explicar conceitos. Nesse caso, cada peça a ser encaixada equivale a uma etapa do assunto que estiver sendo trabalhado.

Blocos de construção

Em meio à criatividade que as crianças expõem em suas criações com os blocos de construção, vários eixos da matemática podem ser abordados. Entre eles, matemática básica, habilidades de engenharia, geometria, semelhanças e diferenças, pesos e medidas, cores e muito mais.

Contação de histórias

Que criança não gosta de histórias? No ensino da matemática, essa é uma excelente forma de contextualizar os eixos temáticos com o universo infantil, além de envolver a literatura. Como a criança constrói um mundo de fantasias e personagens, é possível inserir, nesse ambiente imaginário, informações e conhecimentos de qualquer espécie e torná-los orgânicos no aprendizado. Um exemplo disso é a criação de histórias para o desenvolvimento da construção dos números.

Aplicativos e plataformas digitais

Bem-vinda é a tecnologia, cada vez mais presente no cotidiano infantil. Então, por que não associá-la ao ensino de matemática para crianças? O ambiente colorido, dinâmico e interativo dos jogos e plataformas digitais possibilita inúmeras maneiras de as crianças se divertirem, enquanto fixam os conteúdos. O melhor disso, é que muitos desses ambientes são gratuitos ou de baixo custo para a escola e podem ser utilizados em vários dispositivos (PC, smartphones, tablets).

Muitas dessas dicas integram o programa de matemática inteligente da Gênios Educacional, uma forma inovadora de ensinar matemática para crianças. O objetivo de unir literatura, jogos e brinquedos educativos é auxiliar o desenvolvimento de habilidades intelectuais e socioemocionais, essenciais para a autonomia, criatividade e pensamento crítico.

No caso da Gênios, toda a estrutura do programa segue as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Quer saber como implantar o programa de matemática da Gênios Educacional em sua escola? Entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Tempo estimado de leitura: 7 min. Os professores são essenciais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, e fundamentais para uma sociedade bem desenvolvida. Esses profissionais impactam as ações das gerações futuras e contribuem para o desenvolvimento educacional e social. Importância dos professores na vida dos estudantes Você se lembra de pelo menos um(a) […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!