Saiba por que a escola com contraturno pode ser uma ótima opção para o desenvolvimento dos alunos!
Pais que trabalham o dia todo e crianças que ficam um período do dia sem ter o que fazer. Uma alternativa para essa situação são as escolas com contraturno, que podem desenvolver diferentes atividades com os alunos, aproveitando o tempo ocioso.
No entanto, no caso das instituições públicas, as matrículas de tempo integral do Ensino Fundamental caíram nos últimos anos (passaram de 16,3%, em 2017, para 10,9%, em 2018), segundo o Censo Escolar de 2018. Já no Ensino Médio, houve aumento: passaram de 8,4% para 10,3%, no mesmo período.
Quer entender por que a escola com contraturno pode ser uma ótima opção para o desenvolvimento dos alunos? Então, acompanhe nosso post e veja algumas vantagens!
1. Melhora o rendimento escolar
As atividades do contraturno são, essencialmente, práticas. É possível trabalhar com artes, música, esportes e até culinária. Assim, a escola desenvolve novas habilidades nos alunos e pode ampliar a visão do que é dado em sala de aula.
Por exemplo, uma atividade que trabalhe com o aproveitamento de sucatas para a produção de objetos pode servir como apoio para as aulas que tratam da destinação do lixo e meio ambiente. Quando os alunos enxergam conexões entre teoria e prática, ficam mais interessados, o que pode contribuir com seu rendimento escolar.
2. Aproveita o tempo ocioso
Ficar em casa assistindo televisão ou na internet, sem supervisão de um adulto, não é o mais indicado para crianças e jovens. Dessa maneira, a escola com contraturno pode aproveitar esse tempo ocioso para trabalhar diversas atividades com os alunos.
É uma medida que pode contribuir para tirar as crianças da rua, reduzindo, assim, os riscos de violência. Para os pais, saber que os filhos estão em um lugar seguro, desenvolvendo atividades esportivas e culturais, também traz um grande alívio.
3. Forma cidadãos mais conscientes
A escola com contraturno pode trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos. O esporte desenvolve a cooperação, a disciplina e a persistência. Já as aulas de música e artes despertam a criatividade.
O senso crítico pode ser incentivado por meio, por exemplo, de uma sessão de leitura ou de filme. O tempo maior de convivência entre os colegas pode, também, desenvolver a empatia e a comunicação.
Desse modo, além de maximizar as competências acadêmicas com o ensino regular, o contraturno desenvolve habilidades pessoais, formando um cidadão mais consciente, que sabe conviver melhor em sociedade.
4. Promove um vínculo mais forte com a escola e os amigos
Proporcionar a vivência escolar fora do horário de aula faz com que o aluno enxergue a instituição de ensino com um novo olhar, tornando a escola uma “segunda casa”. Ele passa a valorizar o espaço, pois se sente acolhido, e cria um vínculo maior com os amigos e professores. É uma possibilidade de se relacionar, também, com alunos de turmas e idades diferentes.
A escola com contraturno oferece uma série de vantagens para os alunos, que podem desenvolver novas competências fora da sala de aula. Além disso, é uma proposta que se encaixa na realidade da maioria das famílias, cujos pais precisam trabalhar em período integral.
Quer conhecer alguns formatos de ensino para trabalhar com os alunos? Entre em contato com a Gênios Educacional e conheça seus produtos inovadores!