Qual a importância de desenvolver as habilidades e capacidades dos alunos?

Saiba quais são as capacidades e habilidades mais importantes no contexto do século XXI e como desenvolvê-las entre os estudantes.

Com o passar do tempo, muitas coisas sofrem alterações estruturais. A educação, por exemplo, é um dos setores mais dinâmicos, já que precisa acompanhar de perto as mudanças que ocorrem em nossa sociedade e também os avanços científicos e tecnológicos. No entanto, algo sempre permaneceu nesse contexto: a importância de desenvolver habilidades e capacidades com os estudantes.

O ambiente escolar sempre foi um espaço de aprendizado multidisciplinar. Com isso, podemos concluir que o ensino não abrange apenas as matérias do currículo padrão, mas também o desenvolvimento de características importantíssimas para a vida e para a posterior inclusão no mercado de trabalho, independentemente da carreira escolhida.

Mas afinal, qual é a diferença entre esses dois termos? Quais são as capacidades e habilidades mais importantes no contexto do século XXI? Como podemos desenvolvê-las entre os nossos estudantes? A seguir, responderemos essas e outras perguntas sobre o tema. Boa leitura!

Quais são as principais diferenças entre capacidades e habilidades?

Apesar de serem conceitos bastante semelhantes e facilmente correlacionáveis, as capacidades (também conhecidas como competências) e as habilidades demonstram diferenças importantes entre si. Por isso, antes de nos aprofundarmos no estudo desses termos, é necessário compreendê-los de forma mais prática.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o conceito de habilidade. De acordo com a definição encontrada nos dicionários da língua portuguesa, esse termo tem uma relação direta com a palavra “hábil”. Ela é, portanto, o adjetivo que nos confere a possibilidade de realizar alguma tarefa específica.

As habilidades são características adquiríveis, que podemos aperfeiçoar a partir da prática. Um bom exemplo é a habilidade de andar de bicicleta. É normal cair algumas vezes no começo, mas pouco a pouco nos tornamos melhores nas pedaladas, ou seja, mais hábeis.

A capacidade, por outro lado, possui sentido um tanto quanto mais amplo. Está relacionada com a suficiência de habilidades para a realização de outra tarefa. Em outras palavras, podemos realizar uma analogia entre esse termo e a teoria de conjuntos, oriunda da matemática.

É como se, por exemplo, o conjunto universo compreendesse a capacidade de realizar uma determinada tarefa e as “habilidades” fossem subconjuntos dessa equação. Utilizando o mesmo exemplo, podemos dizer que pedalar com maestria é uma habilidade crucial para a capacidade de competir em uma corrida com bicicletas e obstáculos diversos.

Para concluir, podemos dizer que para sermos competentes em algum campo, necessitamos de habilidades direcionadas a essa área. Conforme as trabalhamos e nos tornamos mais hábeis, ficamos mais competentes e podemos realizar tais trabalhos com segurança e suficiência.

Quais são as capacidades e habilidades mais importantes para os alunos?

No âmbito da educação básica, as capacidades e habilidades são termos que normalmente caminham juntos. Afinal, os estudantes lidam diariamente com uma série de disciplinas e habilidades diversas, as quais precisam desenvolver a fim de tornarem-se capazes e aptos a, por exemplo, receber o diploma ao final do ensino médio.

Além disso, o desenvolvimento das habilidades e competências corretas é algo fundamental para o preparo dos estudantes em muitas outras áreas. Sim, é evidente que isso é muito importante para o bom desempenho acadêmico e para a assimilação adequada dos conteúdos e conhecimentos obtidos em sala; no entanto, o sentido é mais amplo do que isso.

A convivência em sociedade e o desenvolvimento adequado da consciência de cidadania, por exemplo, são pontos obtidos por meio do trabalho de habilidades específicas. A capacidade de relacionar-se com outras pessoas e de obter um bom desempenho profissional são outros exemplos muito comuns.

Portanto, a seguir, veremos algumas habilidades fundamentais para estudantes de diversas faixas etárias:

  • interpretação de texto;
  • raciocínio crítico;
  • empatia;
  • criatividade;
  • desenvolvimento de estratégias;
  • velocidade no pensamento;
  • lógica.

Desenvolver tais habilidades, por sua vez, é muito importante para a compreensão de capacidades fundamentais. Algumas delas são:

  • inteligência emocional;
  • saber lidar com conflitos;
  • resolução rápida e eficaz de problemas;
  • tomar decisões com sabedoria;
  • utilizar adequadamente os conhecimentos teóricos obtidos ao longo da formação;
  • liderar com tranquilidade e respeito.

Como podemos observar, tais capacidades são muito importantes para os mais diversos campos de nossa vida. Portanto, é fácil compreender que desenvolvê-las no ensino infantil, fundamental e médio é algo que não pode ser deixado de lado!

Qual é a importância do desenvolvimento dessas características na escola?

Como vimos anteriormente, o desenvolvimento de habilidades e capacidades é muito importante para o desempenho escolar das crianças e adolescentes que frequentam uma instituição de ensino. Afinal, isso facilitará a assimilação dos conteúdos, reduzindo a evasão escolar e também melhorando as notas no boletim.

Além disso, esse tipo de cuidado é muito importante para capacitar nossos estudantes a conviver em sociedade de forma empática, justa e igualitária. Trabalhar habilidades como as citadas acima pode reduzir consideravelmente os níveis de preconceito e desigualdade em nossa sociedade, nivelando bem os estudantes e fazendo com que eles se integrem muito melhor ao ambiente em que estão inseridos.

Outro ponto importante é a maturidade emocional, que é fundamental tanto para as relações interpessoais quanto para o ambiente de trabalho. Hoje, muitos empregadores buscam profissionais maduros emocionalmente, que contribuirão positivamente para a formação de um bom clima organizacional nas empresas.

Por fim, desenvolver tais habilidades é algo também muito vantajoso para a própria instituição e seus colaboradores. Afinal, lidar com estudantes engajados e preparados é algo muito mais simples. Além disso, esse cuidado faz com que o colégio se torne uma referência em ensino em sua comunidade, demonstrando ter ótimos diferenciais.

Como os educadores podem ensinar tais pontos para seus estudantes?

O desenvolvimento de metodologias inclusivas é algo fundamental para o ensino e para o desenvolvimento de habilidades e capacidades entre os estudantes. Fugir do engessamento do ensino é uma alternativa interessante para engajar os alunos e torná-los mais interessados, além de abrir um grande leque de possibilidades para atividades engrandecedoras.

Um bom exemplo disso é a inserção de atividades extracurriculares entre as disciplinas comuns. Investir nas artes, nos esportes e no uso da tecnologia, por exemplo, é algo interessante e que pode ajudar muito no desenvolvimento de habilidades fundamentais.

O teatro, por exemplo, é uma atividade que desenvolve a oratória, a consciência do próprio corpo e também habilidades psicossociais, como a empatia e o respeito pelo próximo. Já as aulas de robótica desenvolvem o raciocínio lógico, enquanto os esportes são uma ótima forma de cultivar o trabalho em equipe.

Por fim, investir nessas estratégias faz com que os alunos se tornem mais interessados nas aulas, aprendendo de forma mais lúdica e adquirindo conhecimentos indispensáveis e que serão utilizados em diversas áreas ao longo de suas vidas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento de capacidades e habilidades no âmbito escolar? Como vimos, a relevância desse fato vai muito além da capacitação profissional e acadêmica dos jovens. É algo fundamental para o dia a dia desses indivíduos em sociedade.

Agora que você já sabe qual a importância de desenvolver as habilidades e capacidades dos seus alunos (e suas diferenças), entre em contato com nossa empresa para deixar o ensino da sua escola ainda mais genial!

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Por Deiver Greboggy – Psicólogo, Pedagogo e Consultor Pedagógico Gênios Educacional Tempo estimado de leitura: 8 min. Este artigo é para as famílias preocupadas com o desenvolvimento dos filhos por causa da falta de autonomia e responsabilidade nas crianças. Vamos entender o significado de autonomia e responsabilidade? Autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas […]

Tempo estimado de leitura: 5 min. À medida que nos aproximamos de um novo ano letivo, a necessidade de uma organização detalhada e preparação eficaz torna-se mais evidente.  Um bom início de ano escolar depende de uma série de fatores críticos: a organização do tempo, o planejamento cuidadoso das aulas, a implementação de um plano […]

Por: Ana Paula Ribeiro de Oliveira, psicóloga, gestora de projetos sociais pelo Centro Cultural Orùnmilá Tempo estimado de leitura: 5 min. Muitos brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, data esta escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, […]

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro das novidades, artigos e notícias.

Fale Conosco

Preencha os campos abaixo para que nosso time entre em contato com você!