Saiba como reunir e interpretar informações que vão ajudar no desempenho e no aprendizado dos alunos.
Em qualquer tipo de negócio, trabalhar com métricas e indicadores de desempenho é algo crucial. O uso de estratégias de medição fornece informações importantíssimas ao gestor, que, ao interpretá-las, pode investir em alterações que atinjam o ponto certo, resolvendo os problemas mais pontuais. Isso também ocorre na educação, com o acompanhamento do aprendizado do aluno.
Essa é uma das métricas mais importantes no contexto educacional e fornece esclarecimentos muito importantes para o gestor de uma escola. Assim, é possível saber exatamente o que pode ser melhorado e o que está funcionando e deve ser mantido nas metodologias utilizadas. Além disso, esse cuidado é fundamental para desenvolver a confiança dos estudantes e torná-los mais engajados.
No entanto, muitos educadores não sabem exatamente como adquirir tais informações e observar, de maneira efetiva, o desempenho e o aprendizado de seus pupilos. Pensando nisso, preparamos este texto com dicas importantes para garantir que essa captação seja feita da melhor forma possível. Boa leitura!
Qual é o benefício de observar o aprendizado do aluno?
Como mencionado no início de nossa conversa, observar de perto o aprendizado dos alunos é uma prática que pode beneficiar tanto os colaboradores de um colégio como os próprios estudantes.
As vantagens para a instituição são bastante simples: com um ensino de melhor qualidade e um melhor engajamento dos estudantes, a escola se torna referência em sua comunidade e passa, assim, a atrair mais e mais alunos. Com isso, a captação e a fidelização de clientes tornam-se mais eficientes.
Os alunos, por sua vez, beneficiam-se por ter um ensino mais direcionado às suas reais necessidades. Escolas que se atentam ao aprendizado de seus estudantes são mais inovadoras e buscam metodologias mais abrangentes, que permitem que todos possam aprender da melhor forma possível.
Como fazer isso de forma prática e objetiva?
A seguir, observaremos algumas maneiras práticas de estar sempre atento ao desempenho de seus estudantes. Confira!
Observe o silêncio dos alunos
Saber avaliar a expressão corporal e facial dos alunos é algo que está intimamente relacionado a uma das mais importantes competências socioemocionais de um professor: a empatia. Compreender o silêncio e identificar possíveis dúvidas na classe é fundamental para diagnosticar possíveis problemas com o aprendizado.
Confira o nível de engajamento e participação
Classes que compreendem o conteúdo ensinado costumam ser mais participativas e engajadas. Afinal, todos adoram participar quando sabem a resposta, não é mesmo? Por isso, fique sempre atento ao nível de comprometimento de seus estudantes, que tendem a dispersar a atenção quando não conseguem aprender adequadamente.
Faça avaliações diferentes
Outra maneira de avaliar o aprendizado do aluno é investir em avaliações diferenciadas. Nem todos os estudantes se dão bem em provas escritas, apesar de elas serem extremamente importantes. Portanto, ofereça a possibilidade de testá-los de maneiras diversificadas, a fim de identificar se o problema está no modelo de prova ou nas técnicas de ensino.
Invista em metodologias criativas
Por fim, investir em metodologias diferentes é uma ótima maneira de garantir que todos aprendam e, com isso, observar se o desempenho da classe é realmente satisfatório. Busque sempre maneiras de tornar o ensino menos engessado e mais dinâmico. O ensino híbrido, por exemplo, é uma boa alternativa.
Como podemos ver, observar e acompanhar o aprendizado do aluno não é algo tão complicado. Com algumas mudanças na estratégia utilizada em sala de aula e uma boa dose de atenção, é possível atender a todos os estudantes de maneira igualitária e fornecer a eles as melhores oportunidades de aquisição de conhecimento!
Gostou deste artigo? Então, você provavelmente se interessará pelo seguinte post: 7 práticas de gestão da inovação que vão ajudar sua escola. Nessa leitura, fornecemos dicas importantes de práticas inovadoras que têm tudo para revolucionar a gestão de seu colégio. Boa leitura!